Inquérito mostra o futuro do local de trabalho

Notícias

Cushman & Wakefield apresenta “The Future of Workplace” – uma antecipação do novo normal dos locais de trabalho. O local de trabalho passará a ser um ecossistema composto por várias localizações e
experiências.


A Cushman & Wakefield apresentou os resultados de um inquérito global sobre teletrabalho durante a pandemia de Covid-19. Foram analisadas mais de 40.000 respostas que demonstram como os colaboradores experienciaram o trabalho a partir de casa e de como será o novo normal quando os escritórios reabrirem.

O estudo “The Future of Workplace” demonstra que durante a pandemia, a produtividade manteve-se alta e que houve uma forte colaboração entre equipas através de um melhor e mais intensivo uso da tecnologia.

75% dos inquiridos afirma que colaboram eficazmente com os seus colegas no contexto actual, e 73% afirmam que gostariam que as suas empresas aplicassem politicas de trabalho flexível a longo-prazo ou mesmo permanentemente.

“É imperativo reconhecer que o local de trabalho nunca mais será uma localização apenas, mas um ecossistema composto por vários locais e experiências que ofereçam flexibilidade, funcionalidade e bem-estar aos colaboradores”, comenta Eric van Leuven, director-geral da Cushman & Wakefield em Portugal.
“Apesar disto, a dimensão actual dos escritórios deve manter-se igual, uma vez que a prática de trabalho
flexível resultará em menos pessoas fisicamente no escritório, mas com uma necessidade de espaço entre elas muito maior que anteriormente”.

O teletrabalho pode ter chegado para ficar, mas os resultados do inquérito demonstram também que as relações humanas e a interacção social estão a ser negativamente impactadas, reflectindo-se na cultura das
empresas.