FIFA lança medidas para regresso à actividade

Lazer e Desporto Notícias

Em 16 de Abril de 2020, a FIFA criou um grupo de trabalho em resposta à doença coronavírus de 2019 (COVID-19) para um regresso ao futebol  a todos os níveis em todo o mundo. Uma actividade médica/científica representante de cada uma das seis confederações foi convidada a considerar as avaliações de risco e os factores críticos necessários para o futebol  recomeçar em segurança.

Seis representantes médicos/científicos abrangendo cada confederação (GC, GS, MF, OP, TM e YZ) com a juntamente com responsáveis médicos da FIFA (AM e AW) e um consultor externo (SC) foram convocados num painel consultivo (FIFA COVID-19 Grupo de Trabalho Médico) para elaboração de uma declaração de consenso.

O projecto foi partilhado com um perito no âmbito da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da da Comissão Médica. As orientações recentemente divulgadas representam o resultado das várias discussões entre os membros do grupo de trabalho e foram adoptadas por unanimidade.

pub

1. Higiene e distanciamento (num ambiente de formação e de concorrência, a fim de incluir instalações de treino e estádios):

– Permanecer informados das actuais orientações das autoridades nacionais e locais

– Manutenção do distanciamento social, ou seja, uma distância de pelo menos 1m.

– Encorajar e impor medidas de higiene, tais como:

– lavagem das mãos; utilização de desinfectantes para as mãos; evitar o contacto com os olhos/boca/nariz; cobrir a boca e o nariz com um cotovelo dobrado ou um lenço de papel ao tossir ou espirrando;

– eliminação de tecidos num contentor selado;

– desinfecção regular do equipamento desportivo ou de exercício, bem como das “zonas de grande tráfego”;

– evitar a partilha de equipamento desportivo, por exemplo, garrafas de água;

– estratégias para limitar o contacto/interacções, por exemplo, sistemas unidireccionais em edifícios e manutenção das portas em posição aberta; e

– Evitar apertos de mão e qualquer outro contacto pessoal.

– Planeamento de actividades futebolísticas que acolham pessoas com cuidados de saúde específicos

– Assegurar um sono e uma alimentação adequados.

2. Testar e controlar, se for caso disso:

– Vigiar de perto os participantes para detectar quaisquer sintomas e isolar as pessoas afectadas

– Aplicação das medidas de protecção recomendadas, incluindo os controlos sanitários diários (desde a monitorização dos sinais/sintomas respiratórios até à temperatura do corpo, controlos e testes laboratoriais específicos da COVID-19).

– Realização de testes respiratórios, cardíacos e músculo-esqueléticos específicos, conforme aconselhado por profissionais de saúde, dependendo da disponibilidade, exposição à COVID-19

– Teste dos participantes no futebol, em função da disponibilidade e fiabilidade/validade de kits

O procedimento de rastreio proposto para a COVID-19 é o seguinte:

Todos os jogadores que regressem ao futebol profissional para serem testados para o COVID-19:

a. O primeiro teste a ser realizado 72 horas antes do reinício das actividades futebolísticas para prevenir falsos negativos (portadores assintomáticos do vírus).

b. O segundo teste a ser realizado antes do início da primeira sessão de treino.

c. Os participantes devem então ser testados em casa ou em locais designados para o efeito nos seus clubes por médicos de equipa, seguindo as recomendações de higiene e protecção

d. Não será permitida a participação de participantes  que apresentem um resultado positivo em qualquer actividades futebolísticas e será orientado para seguir as recomendações da autoridades sanitárias do país de acolhimento em questão.

e. Apenas os participantes que apresentem resultados negativos nos testes serão autorizados a participar actividades de futebol.

3. Precauções e facilidades de viagem (incluindo hotel e estadia em casa):

–  Higienização dos meios de transporte para os jogos/formação;

– Higienização do alojamento e da preparação e distribuição de alimentos;

– aplicar e manter medidas de afastamento físico.

A realização de eventos desportivos depende de uma avaliação sólida dos riscos e de uma reflexão sobre a mitigação dos mesmos. Os organismos que regem o futebol são incentivados a estabelecer contactos com  as autoridades sanitárias e proceder a uma avaliação exaustiva dos riscos para determinar se é seguro para prosseguir.