SIVA entrega 30 viaturas ao ISN

Estado Notícias

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) recebeu, na sexta-feira, 30 novas viaturas Volkswagen Amarok, por parte da SIVA. 28 destinam-se ao reforço da vigilâncias nas praias e duas para apoio ao ISN nas tarefas de assistência a banhistas.

​Neste projecto, que celebra o décimo ano, o ISN e a SIVA Portugal associam-se a mais uma época balnear através do Projecto “SeaWatch”, que tem por objectivo incrementar a segurança na costa e praias portuguesas, em particular as que não têm vigilância permanente.

pub

Destaca-se também a presença de desfibrilhadores automáticos externos nas viaturas e a necessária formação aos tripulantes em suporte básico de vida e desfibrilhação, numa parceria entre o Instituto de Socorros de Náufragos e o “Movimento Salvar Mais Vidas”, que permitirá que os operacionais destas viaturas possam prestar um melhor auxílio nas praias portuguesas, nomeadamente em situações de paragem cardiorrespiratória.

A BP é outro dos parceiros que se associa ao Projeto “SeaWatch”, contribuindo com a cedência de combustível para a operação destas viaturas.

Esta cerimónia, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, contou com a presença do Almirante Chefe do Estado Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Mendes Calado, do Director-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante Luís Sousa Pereira, do Director Executivo da SIVA, Pedro de Almeida, do Presidente da BP, Pedro Oliveira, bem como outras entidades.

Em 2019, o projeto “SeaWatch” com as pick-up Volkswagen Amarok, possibilitou o salvamento de 48 veraneantes, efectuando 192 assistências de primeiros socorros e sete buscas com sucesso de crianças perdidas.