Espanhola Telefónica tem sistema de videovigilância nas praias

Notícias

A espanhola Telefónica desenhou um sistema para controlar a capacidade das praias. Este sistema de monitoramento do número de pessoas e ocupação é, segundo a empresa, confiável em mais de 99%.

Com esta ferramenta da Telefónica, as câmaras municipais do país “poderão controlar, de forma simples e eficaz, a capacidade das suas praias, através de câmaras que tiram fotografias da zona”.


É um sistema de vigilância por vídeo utilizando câmaras IP com conectividade 4G e equipado com um software. O software instalado não grava imagens e não armazena quaisquer dados pessoais, apenas detectará quais as áreas do espaço que estão ocupadas e quais são livres.


As praias espanholas abrirão neste verão com controlo de capacidade para o qual a Telefónica tem esta tecnologia e conectividade que permitirá aos municípios realizar esse controlo.

Estas câmaras detectam quais áreas estão sendo ocupadas e quais são livres e calculam a percentagem de ocupação em tempo real. Além disso, permite ter câmaras exclusivas para contar as pessoas nos acessos à praia melhorando a fiabilidade do sistema e combinando dados de percentagem de ocupação do espaço com dados de capacidade das pessoas nesse espaço.

A partir do painel de controle do utilizador, um mapa mostra todos os pontos da área da praia e permite visualizar, tanto aquela área, a sua percentagem de ocupação, a sua capacidade actual e o máximo permitido para aquela localização. Além disso, os alertas podem ser configurados no telemóvel dos responsáveis pela monitorização da capacidade.

Esta capacidade e sistema de controle de ocupação tem mais de 99% de confiabilidade devido a um software com inteligência e visão artificial através de uma rede neural e é capaz de discriminar outros elementos e descartá-los da métrica de contagem, já que só conta pessoas.