ia

Santa Maria da Feira tem projecto pioneiro em cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Ensino Notícias

A parceria da VisionWare com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira permitiu desenvolver um projecto que se assume como pioneiro em Portugal. Desde dia 1 de Junho, os 126 professores dos nove agrupamentos escolares do concelho de Santa Maria da Feira estão a receber formação de boas práticas de cibersegurança.

A formação dirige-se a professores que se encontram actualmente a ministrar aulas à distância e em plataformas virtuais. A formação é em e-learning.

Segundo a VisionWare, “o projecto, único em Portugal, tem como objectivo consciencializar os professores quanto às melhores práticas a adoptar, de forma a diminuir o risco na realização das aulas online, assim como nas tarefas do dia-a-dia dos docentes em teletrabalho”. 

“Numa altura em que muitas pessoas se viram obrigadas a trabalhar a partir de casa e dado que o número de ciberataques tem vindo a aumentar, a VisionWare decidiu avançar com este projecto para apoiar com o seu know how professores, pais e alunos”, explica Bruno Castro, partner da VisionWare e especialista em cibersegurança, acrescentando que “muitos professores, assim como outros profissionais que actualmente se encontram em teletrabalho, não têm conhecimentos que lhes permitam estar protegidos online e, consequentemente, protegerem as suas organizações e, neste caso, os seus alunos”.

“Este projecto pioneiro vem reforçar a nossa aposta na área da educação, mostrando que a autarquia está atenta à segurança dos nossos docentes e jovens, neste contexto digital que vivemos. Proteger a comunidade escolar, dotando-a de conhecimento na área da cibersegurança, é essencial para garantir a segurança de todos, perante os desafios que nos têm vindo a ser colocados”, afirma Emídio Sousa, presidente da Câmara de Santa Maria da Feira.

A formação Boas Práticas em Cibersegurança para Professores vai realizar-se na plataforma de e-learning da VisionWare.