A NEC Corporation acaba de anunciar que o consórcio Asia Direct Cable (ADC) está a construir um cabo submarino de elevado desempenho que liga a China (RAE de Hong Kong e província de Guangdong), o Japão, as Filipinas, Singapura, a Tailândia e o Vietname. Este consórcio elegeu a NEC para construir o cabo ADC de 9 400 quilómetros de comprimento, que deverá estar concluído até ao quarto trimestre de 2022.
O cabo terá múltiplos pares de fibras ópticas de alta capacidade e foi concebido para transportar mais de 140 Tbps de tráfego, permitindo a transmissão de uma elevada capacidade de dados através das regiões do Leste e Sudeste Asiático. A elevada capacidade do cabo permite-lhe suportar aplicações cada vez mais intensivas em largura de banda, impulsionadas pelos avanços tecnológicos em 5G, cloud, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Isto irá reforçar ainda mais a expansão das redes de comunicações na região.
“O sistema ADC fornece a maior capacidade de cabo e a diversidade necessária para os principais centros de informação da Ásia, o que permitirá aos operadores e prestadores de serviços planear melhor as suas redes e serviços para um desenvolvimento sustentável”, afirmou Chang Weiguo, um dos copresidentes do ADC por parte da China Telecom.
“Enquanto fornecedor do cabo ADC, a NEC continua a apoiar as infraestruturas críticas na Ásia. Este avançado sistema de cabos submarinos de fibra óptica permitirá uma conectividade perfeita com os países aos quais se liga e às regiões para as quais fornece serviços”, afirmou Atsushi Kuwahara, Director Geral da Divisão de Redes Submarinas da NEC Corporation.