Segurança rodoviária: DS tem sistema que rastreia movimentos dos olhos e pescoço

Notícias Transportes

A tecnologia de monitorização do estado e da atenção do condutor será obrigatória em todos os novos automóveis colocados no mercado da União Europeia a partir de 2022. Segundo dados de vários organismos e autoridades de Segurança Rodoviária, a falta de atenção ao volante é uma das principais causas de acidentes de trânsito, a par com o excesso de velocidade.
O sistema DS Driver Attention Monitoring combina as câmaras de infravermelhos que estão orientadas para o condutor com o controlo do posicionamento do veículo na estrada, de modo a garantir que quem está ao volante permaneça alerta.
Este dispositivo rastreia os movimentos dos olhos e do pescoço, ao mesmo tempo que controla movimentos repentinos na direcção, fazendo soar um alarme sonoro para alertar o condutor se forem detectados sintomas de fadiga ou de distracção.
A tecnologia DS Driver Attention Monitoring está disponível no DS 7 CROSSBACK, seguindo-se, em breve, no DS 9.


O sistema combina duas câmaras de infravermelhos que conjugam o estado de alerta do condutor com o acompanhamento contínuo da posição do veículo na estrada. Localizadas sobre o volante e na parte superior do
para-brisas, estas avançadas câmaras detectam três sinais físicos chave de distracção ou de sonolência: movimento dos olhos, das pálpebras e do pescoço. Se o sistema detectar um desses sintomas é despoletado um alerta sonoro, complementado por outro aviso visual, apresentado no painel de instrumentos digital. Em simultâneo, é feita uma análise constante da posição do veículo em relação às marcações no piso, alertando-se o condutor com avisos sonoros se ocorrerem movimentos repentinos ou inesperados do volante.
A acção conjunta destas tecnologias permitem ao DS Driver Attention Monitoring vigilar, minuciosamente, o condutor em busca de sinais-chave de distracção e/ou sonolência, bem como para alargar os períodos ao volante, alertando ou incentivando o condutor a tomar medidas contra estes problemas.