A VMware anunciou na quarta-feira a intenção de adquirir a Datrium, uma empresa americana especializada em data recovery as a service (DRaaS). A intenção da VMware é utilizar a solução DRaaS da Datrium para ampliar e aperfeiçoar o serviço que presta aos seus clientes com o VMware Site Recovery (DRaaS).
Segundo o comunicado da empresa, “esse é um avanço significativo para ajudar os clientes a criar nuvens híbridas, combinando a infra-estrutura e as operações consistentes do VMware Cloud com o Datrium DRaaS para reduzir o custo e a complexidade da continuidade dos negócios”.
O DRaaS é um dos segmentos de protecção de dados que mais crescem, com um mercado cuja estimativa de facturação anual é de US$ 4,5 mil milhões, crescendo a 15% ao ano de acordo com a pesquisa “Worldwide Data Protection as a Service Forecast”, da IDC, para o período 2019-2023.
Depois do fecho do negócio entre a VMware e Datrium, o serviço de recuperação de desastres (DR) da Datrium vai ser integrado à solução VMware Site Recovery como opção em custo optimizado.
Segundo o comunicado da VMware, a solução Datrium DRaaS “oferece hoje uma experiência de ponta a ponta em nuvem, no VMware Cloud na AWS. A abordagem inovadora e com custo optimizado aproveita os serviços nativos de nuvem e fornece cópias incrementais, que são criptografadas, duplicadas e armazenadas com eficiência no AWS S3. Mais importante, o Datrium levará para a VMware uma equipa de engenheiros de classe mundial com profunda experiência em tecnologias de armazenamento, virtualização, protecção de dados e nuvem”.
A VMware Cloud tem acordos com cerca de 170 parceiros de serviços em nuvem para dar suporte aos seus clientes – entre esses parceiros estão a AWS, Azure, Google Cloud, IBM Cloud, Oracle Cloud, todos identificados com o certificado VMware Cloud Verified.