Higienização e desinfecção do metro de Lisboa certificadas

Notícias Transportes

Numa parceria estabelecida com a SGS, através do serviço “In Partnership With”, o Metropolitano de Lisboa viu reconhecida a eficácia da higienização e da limpeza das suas estações e do material circulante numa auditoria que verificou os procedimentos de contingência adoptados pela empresa face ao actual surto da COVID-19 para defesa da saúde pública dos seus trabalhadores e clientes.

A presente auditoria, agora finalizada, “envolveu a análise dos produtos utilizados, a metodologia e frequência das acções de higienização, bem como os ensaios de carga biológica e por marcação fluorescente, na totalidade das estações e composições do Metro de Lisboa confirmando, assim, que o Metropolitano de Lisboa é um operador de transporte higienizado e seguro, e que todos podem viajar com confiança”, refere.

Foi dada, igualmente, especial atenção aos pontos mais críticos, como sejam as máquinas de venda de títulos de transporte, validadores, corrimões das escadas mecânicas e pedonais, elevadores, varões, pegas das composições e todos os locais em que se verifica um maior contacto por parte dos clientes do Metro de Lisboa.

Estando confirmado pela SGS que os procedimentos adoptados pelo Metropolitano de Lisboa cumprem com os requisitos de higiene e segurança, será afixado nos comboios e nas estações o selo “Viaje com confiança”.

O Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, congratulando-se com este reconhecimento, afirmou que “a presente certificação vem reforçar a importância de o Metropolitano de Lisboa continuar a ser reconhecido como um meio de transporte estruturante para a mobilidade da cidade de Lisboa, garantindo condições segurança e de saúde adequadas aos seus clientes e trabalhadores. O Metropolitano de Lisboa, com o conjunto de medidas internas e externas já implementadas, e no estrito cumprimento das instruções emanadas pela Dirceção Geral de Saúde, encontra-se em alinhamento com as melhores práticas implementadas noutras empresas congéneres e instituições nacionais e internacionais”

Rui Dinis, Business Manager da SGS Portugal, refere que “é muito importante que as marcas se munam destes serviços para atestar e validar as ferramentas utilizadas para garantir a segurança de todos os seus clientes neste momento especialmente delicado no que se refere à higienização dos espaços. O Metro de Lisboa é, diariamente, frequentado por milhares de pessoas e é, por isso, importantíssimo que os seus serviços de limpeza e higienização sejam auditados e certificados por uma entidade reconhecida como a SGS Portugal. Após um intenso trabalho de verificação e análise documental, é possível confirmar que o Metro de Lisboa é um operador de transporte higienizado e seguro, em que todos podem viajar com maior segurança”.