ONVIF implementa desenvolvimento de código aberto

Notícias Segurança Electrónica

A ONVIF, iniciativa de standardização global para produtos de segurança física baseada em IP, anunciou que está a implementar o desenvolvimento de código aberto para criar as suas especificações de interface de rede para a tecnologia de segurança física.

Esta medida simplificará os processos administrativos e de colaboração, ao mesmo tempo que aproveita as valências e conhecimentos da comunidade global de desenvolvedores.

As especificações de interoperabilidade ONVIF já estão disponíveis publicamente como normas abertas e são amplamente utilizadas como interfaces de comunicação comuns entre dispositivos e clientes de software, tais como câmaras de vigilância IP, software de gestão de vídeo e sistemas de controlo de acesso físico de diferentes fabricantes.

A utilização da GitHub, uma plataforma de desenvolvimento de código aberto em linha, permitirá uma contribuição e colaboração mais fáceis nas especificações ONVIF através da aplicação de ferramentas de desenvolvimento de software de última geração para a engenharia.

Isto permitirá aos engenheiros e programadores de software de segurança, IoT, inteligência artificial, serviços de nuvem e outras indústrias contribuir com novas ideias e propostas, estimulando uma maior interoperabilidade de funcionalidades e novas especificações de interface que ajudarão o ONVIF a continuar a contribuir para estas indústrias.

“Os dados que impulsionam as nossas empresas e casas baseiam-se em vias de comunicação padronizadas e ricas em características para a interoperabilidade; o ONVIF continuará a evoluir para proporcionar essas vias”, disse Per Björkdahl, presidente do Comité Director do ONVIF.

“A melhoria dos nossos métodos de desenvolvimento de código aberto acrescenta uma plataforma colaborativa através da qual ideias inovadoras podem ser discutidas e implementadas, e alivia muitos dos encargos administrativos inerentes ao processo de desenvolvimento de normas”, acrescentou.

Os ficheiros fonte para documentos relacionados com a especificação ONVIF, estarão disponíveis no GitHub.

Fundado em 2008, o ONVIF é um fórum que impulsiona a interoperabilidade de produtos de segurança física baseados em IP.

A organização tem uma base global de empresas de câmaras, gestão de vídeo e controlo de acesso.