Bosch equipa fábrica da Mercedes-Benz com sistema de alarme

Notícias Segurança Electrónica

Localizada 40 quilómetros fora da capital russa, a nova fábrica de automóveis da Mercedes-Benz é uma montra para a indústria automóvel 4.0. Para garantir a segurança de mais de 1.000 empregados nas instalações maciças, a Bosch forneceu um sistema de alarme de incêndio e segurança, composto por capacidades de evacuação por voz.

Entre paredes de vidro e tectos altos, robôs e humanos trabalham lado a lado para montar os automóveis mais populares da empresa para o mercado russo. Da soldadura de chassis à instalação de pára-brisas à pintura, a fábrica combina todas as etapas de produção no mesmo edifício como parte do conceito one-roof.

Mas do ponto de vista da segurança contra incêndios, os tectos altos da fábrica e planta aberta coloca desafios. A razão: Os detectores de incêndio convencionais excedem o seu limite de desempenho quando se trata de detectar partículas de fumo dentro de um espaço tão vasto e com ar condicionado.

Trabalhando em estreita colaboração com o cliente, os peritos da Ateksis, o integrador de sistemas que lidera este projecto, perceberam que a detecção precoce de incêndios necessitaria de uma solução inovadora. Além disso, a Mercedes-Benz exigiu uma combinação centralmente controlada de alarme de intrusão e segurança vídeo para guardar todo o perímetro das instalações de 85 hectares com o seu total de sete edifícios.

A equipa de peritos da Bosch e da Ateksis seleccionou uma tecnologia de detecção de fumo adequada: aspirating smoke detectors. Adequados para grandes armazéns, as unidades de detecção estão localizadas dentro de um sistema de tubos que “inalam” constantemente amostras de ar, as quais são verificadas quanto a partículas de fumo através de tecnologia inteligente de processamento de sinais. Como resultado, os detectores baseados na luz atingem sensibilidades de fumo tão precisas como 0,05%. Podem detectar incêndios nas fases iniciais (chamada fase de “combustão lenta”), mesmo antes de o fumo visível ser libertado. Os detectores de aspiração também indicam a localização exacta dos incêndios, evitando assim de forma fiável danos importantes na maioria dos casos. O sistema também suprime factores ambientais que tipicamente causam falsos alarmes nas fábricas de automóveis, incluindo pó, faíscas voadoras e interferência eléctrica para uma fiabilidade máxima, explica no seu site.

Foram instalados 248 detectores na sala de produção principal centralmente ligados em rede através de painéis de incêndio modulares série 5000 e ligados a mais de 2.500 detectores de incêndio automáticos instalados ao longo de seis edifícios administrativos adicionais nas instalações. Para a máxima segurança dos funcionários, o sistema PRAESIDEO Digital Public Address e Voice Alarm System proporciona um alarme sonoro.

Para assegurar a total visibilidade das instalações e a segurança 24 horas por dia, a solução de segurança vídeo consiste em 112 câmaras de alta definição.