Projecto ENSURESEC quer proteger sistema de e-commerce

Notícias Retalho

O INOV está a coordenar o projecto ENSURESEC, iniciado em Junho. O projecto, que conta também com a participação da Sonae, tem como objectivo proteger o sistema de comércio electrónico através do desenvolvimento de um kit de ferramentas automático, rigoroso, distribuído e em código aberto.

Segundo a informação divulgada, “o projecto integra ferramentas de raciocínio indutivas (aprendizagem automática) e indutivas (métodos formais) e técnicas para protecção por design das operações de comércio electrónico, bem como por medidas contínuas de monitorização, resposta, recuperação e mitigação”.

O projecto ENSURESEC desenvolve-se em três eixos:

  • Prevenção e Resposta: segurança de interface de sistemas e resposta adequada aos utilizadores e parceiros afectados
  • Monitorização e mitigação: ao nível da aplicação e da rede para aumento da resiliência contra ameaças conhecidas e desconhecidas
  • Consciencialização e formação: aumentar a consciência dos cidadãos para potencias ameaças de segurança em sistemas de comércio electrónico e para formas de as evitar.

O ENSURESEC é um projecto cofinanciado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia. O consórcio é constituído por 22 parceiros de 14 países europeus.