ERG implementa SAP Ariba para digitalizar e unificar compras

Notícias

 A SAP SE anunciou que a ERG, um produtor independente de energia na Europa, implementou as soluções SAP Ariba para digitalizar e unificar as suas operações de compra.

Com mais de 80 anos de experiência no sector, a ERG passou do negócio do petróleo para a energia verde em 2008, produzindo electricidade a partir de fontes renováveis, como a eólica, a solar, a hidroeléctrica e as centrais termoeléctricas de cogeração de elevada eficiência e baixo impacto ambiental.

A ERG está a adoptar tecnologias baseadas na cloud para criação de uma infraestrutura mais flexível, com maior integração, melhor eficiência dos processos, actualizações mais céleres e menores custos de gestão. A ERG escolheu as soluções SAP Ariba como parte de uma estratégia de consolidação das suas compras numa única plataforma, juntando as necessidades das diversas funções de negócio e partilhando informação universal e atempada.

“Após uma avaliação meticulosa das soluções disponíveis, seleccionámos as soluções SAP Ariba para facilitar a integração com os nossos sistemas SAP existentes e, assim, oferecermos aos nossos fornecedores um único interface de conexão e colaboração entre a nossa organização e os nossos parceiros”, afirma Anna Campiresponsável pelo planeamento de compras e gestão de fornecedores da ERG“Desde que adoptámos as soluções SAP Ariba, observámos importantes poupanças em relação à solução anterior. Também optimizámos a nossa estrutura de qualificação de fornecedores por áreas de produto, já que as soluções SAP Ariba proporcionam uma lista de fornecedores muito mais precisa e fiável”.

As soluções SAP Ariba Sourcing e SAP Ariba Supplier Lifecycle and Performance permitirão à ERG colaborar com os seus fornecedores, no sentido de os ajudar a assegurar o alinhamento com os seus princípios organizacionais e código de conduta. Em concreto, irão ajudar a ERG nas avaliações periódicas de conformidade dos fornecedores estratégicos, que representam cerca de 80% das compras da empresa. Ao colaborar em tempo real, a ERG pode trabalhar para melhorar as margens operacionais e premiar os fornecedores estratégicos pela sua conformidade.

“A colaboração com os fornecedores não poderia ser mais importante do que é hoje, já que as empresas se concentram na continuidade dos negócios”, afirma Chad Crook, vice-presidente sénior e responsável mundial de Customer Engagement and Adoption da SAP Procurement Solutions“Com as soluções SAP Ariba, a ERG dispõe de um processo digitalizado e simplificado para a gestão integral da despesa numa única plataforma, assim como a capacidade de conectar e colaborar de forma mais eficaz com os fornecedores, para obter conformidade e manter a fluidez das operações entre os seus parceiros comerciais”.

A ERG tem estado envolvida num processo contínuo de melhoria da sustentabilidade. Pelo segundo ano consecutivo posicionou-se entre as 50 empresas mais sustentáveis do mundo, segundo o Índice Corporate Knights Global 100, e está cotada na Bolsa de Valores de Milão. Esta iniciativa e o objectivo da ERG de desenvolver projectos de produção e compras, melhorando os processos de forma integral, influenciaram o seu aprovisionamento. Seguindo os novos princípios de sustentabilidade ambiental da empresa, o Conselho Executivo da ERG aprovou recentemente um código de conduta para fornecedores.