Metro de Lisboa realiza acção de desinfecção nas 56 estações

Notícias

Metro de Lisboa realiza mais uma acção de desinfecção por nebulização eléctrica em estações

No âmbito das acções que têm vindo a ser adoptadas para reforço das medidas de limpeza e higienização o Metropolitano de Lisboa realiza a sétima acção de desinfecção por nebulização eléctrica, através da aplicação de produto, em todas as estações da sua rede, com especial incidência nos locais de contacto dos passageiros, tendo em vista a redução de risco de contaminação e contágio da COVID-19.

Esta acção decorre nos dias 13 a 17 de Setembro nas 56 estações de toda a rede do Metropolitano de Lisboa.

Estão previstas realizar mais três acções de desinfecção deste tipo, à cadência de uma por mês, estando contratualizado o serviço até ao final do ano de 2020. Poderá ser ponderada a realização de mais acções idênticas, caso a situação pandémica se venha a manter em 2021.

O produto que tem sido aplicado tem uma acção prolongada, mantendo-se activo o efeito biocida até 30 dias.

Recorde-se que nas estações, a desinfecção realiza-se nos corrimões das escadas fixas e mecânicas, mobiliário de estação, máquinas automáticas de venda de títulos, cabinas e postos de venda, linhas de controle, elevadores e outras instalações.

Para além destas acções mensais de limpeza, o Metropolitano de Lisboa continua a reforçar a limpeza diária das instalações e das zonas mais críticas de contacto com o público e com os seus trabalhadores, a qual não interfere com as referidas acções de desinfecção. A empresa está a realizar, igualmente, desde o dia 4 de Maio, o reforço da limpeza das pegas e varões e outras superfícies de maior contacto no interior dos comboios em circulação, no período compreendido entre a hora de ponta da manhã e a hora de ponta da tarde, em todas as linhas.

A desinfecção nos comboios por este mesmo sistema decorreu nos dias 7 e 8 de Setembro, à semelhança das já realizadas.

Relembramos, ainda, que todas as 56 estações do Metropolitano de Lisboa têm disponível álcool gel para desinfecção de mãos, e continuamos a difundir em todos os suportes comunicacionais da empresa, a obrigatoriedade do uso da máscara e a recomendação para se manter distanciamento social recomendado.

O Metropolitano de Lisboa, com o conjunto de medidas internas e externas já implementadas, continua a dar cumprimento às instruções emanadas pela sua Tutela e pela Direcção Geral de Saúde, em alinhamento com as melhores práticas implementadas noutras empresas congéneres e instituições nacionais e internacionais.