Decunify é parceira tecnológica do INEM

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A Decunify foi a parceira tecnológica do INEM para a criação de postos de atendimento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) em regime de teletrabalho, assim como na implementação de uma plataforma de e-learning, destinada aos operacionais de emergência médica, durante a pandemia.

Desde o início da epidemia COVID-19, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem vindo a implementar medidas preventivas, num princípio de proporcionalidade, prevenindo um eventual alarmismo, em linha com as orientações das Autoridades da Saúde e das Organizações Europeias e Internacionais (DGS, OMS).

Com a declaração da situação de pandemia pela OMS, o INEM decidiu reforçar o nível de resposta e criou uma TaskForce Digital, composta pelo seu Gabinete de Tecnologias e Sistemas de Informação (GSTI) e pela Decunify com dois grandes objectivos: proteger a saúde dos trabalhadores do INEM e dos membros das instituições ligadas à prestação de serviços de emergência e seus familiares e assegurar a continuidade de operações e sustentabilidade.

O INEM contou com a Decunify no desenvolvimento e na implementação de um projecto-piloto cujo objectivo foi permitir colocar os operacionais de emergência médica a trabalharem remotamente.

“Este projecto passou, muito rapidamente, do papel à acção e, no espaço de um mês, cerca de 200 trabalhadores do back-office e do CODU estavam em teletrabalho,operacionalizando as suas tarefas através de postos de atendimento remotos”.

Assim, os profissionais dos CODU em teletrabalho tinham acesso a todas as ferramentas, de forma a atender e a dar seguimento às chamadas urgentes, vindas de todo o país, conseguindo ainda interagir com os médicos e os colegas dos vários CODU do INEM.

Foi reforçada a infra-estrutura de comunicações e TI.

O INEM quis ainda, durante a pandemia, investir na área de formação, em particular no modelo e-learning. A formação sobre a actuação em casos suspeitos de COVID-19 era iminente e destinava-se aos operacionais do Sistema Integrado de Emergência Médica, aos Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).

Em parceria com o Gabinete de Sistemas e Tecnologias de Informação do INEM, a Decunify estudou a melhor forma de disponibilizar uma plataforma de ensino à distância, que respondesse às necessidades do INEM.

A Decunify recomendou a plataforma AvayaSpaces, sendo na nuvem, uma das preocupações do INEM foi a segurança. O AvayaSpaces “utiliza criptografia durante toda a sua utilização, durante a transferência e arquivo de dados, bem como nas videoconferências”. Também “cumpre com os requisitos de segurança e protecção de dados estabelecidos pelo INEM”.

Esta plataforma significou uma mudança total de paradigma na formação ministrada pelo INEM aos seus colaboradores e parceiros, tendo já sido frequentada por cerca de 2000 profissionais de emergência, do nosso país.

Para além da plataforma e-learning, o INEM adaptou a plataforma aprender.inemip.pt e montou três salas de formação CODU.