Lançado novo manual para criação de locais de trabalho seguros

Notícias Segurança no Trabalho

A saúde e a segurança no trabalho não só salvam vidas, como são essenciais para um desempenho empresarial eficaz. A ISO 45001 é a primeira e única norma internacional de gestão da saúde e segurança no trabalho (OH&S), resultado de boas práticas acordadas em todo o mundo. Foi recentemente publicado um novo manual para ajudar as pequenas organizações a tirar o máximo partido do mesmo.

Morrem anualmente cerca de 2,78 milhões de pessoas devido a acidentes ou doenças profissionais. A isso somam-se centenas de milhões de acidentes e condições de saúde não fatais e é evidente que o custo para a sociedade e para a economia é significativo.

A ISO 45001, Sistemas de gestão da saúde e segurança no trabalho – Requisitos com orientações de utilização, visa melhorar essas estatísticas, fornecendo um quadro acordado para reduzir os riscos no local de trabalho, melhorar a saúde, aumentar a segurança e promover o bem-estar no trabalho.

Um novo manual, publicado conjuntamente pela ISO e pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, fornece orientações adicionais especificamente às pequenas organizações sobre a implementação da ISO 45001.

Preparado pelo grupo de peritos que desenvolveu a norma, ISO 45001:2018 – Sistemas de gestão da saúde e segurança no trabalho – Um guia prático para pequenas organizações dá uma visão geral dos requisitos da ISO 45001 e descreve as formas como as pequenas organizações podem estabelecer um sistema de gestão OH&S, tendo em conta os seus desafios e necessidades particulares.

Os benefícios de tal sistema são muitos, incluindo a redução do risco de doenças e lesões relacionadas com o trabalho, maior protecção para as pessoas que trabalham com ou para a organização, uma cultura empresarial mais positiva, e uma melhor reputação entre clientes, fornecedores e a comunidade.