Qualiseg desenvolve ferramenta focada na SST

Notícias Segurança no Trabalho

A Qualiseg anunciou, recentemente, o desenvolvimento de uma ferramenta, complementada por uma aplicação informática, que apoia a gestão de desempenhos, contribuindo para a identificação das debilidades das práticas, processos e sistema de Segurança e Saúde no Trabalho implementado.

Segundo a empresa, esta aposta surge da necessidade de ferramentas de controlo de gestão eficientes a nível da SST, com foco no desempenho comportamental.

“Esta ferramenta CSP/SSP – Safety Score Permit tem como objectivo uma monitorização e melhoria de comportamentos a nível da SST”, refere. O seu desenvolvimento assenta em três conceitos principais – segurança comportamental (BBS), sistema de cartões de pontuação e metodologia subjacente ao sistema de pontuação, utilizado para a segurança rodoviária.

A ferramenta SSP “permitirá que todos os trabalhadores e gestores conheçam, a qualquer momento, o seu desempenho individual e colectivo, bem como divulguem de forma positiva as melhores práticas e compromisso com a segurança”.

Como acrescenta, é uma ferramenta transparente para monitorar o desempenho de SST dos trabalhadores de todos os níveis hierárquicos.

A ferramenta está na fase final de testes em contexto industrial e em breve ficará disponível para comercialização.