Grupo Future adquire Compta

Notícias

O grupo de engenharia Future anunciou, sexta-feira, a integração da Compta, empresa tecnológica portuguesa com 48 anos de história. “O grupo de engenharia adquire agora a COMPTA com a intenção de dar um passo significativo neste processo de evolução e transformação tecnológica, que pretende liderar através deste novo conceito de empresa”.

Com esta integração surge a empresa FUTURE COMPTA, que vai permitir a construção de um novo paradigma de empresa, que combina a engenharia clássica com a tecnologia. 

“Tendo em conta a evolução dos últimos anos e a situação única que vivemos em 2020, consideramos que o mundo precisa de um maior equilíbrio, sendo crucial promover o desenvolvimento efectivo em muitas regiões. É crucial apostarmos nas pessoas, pensando no seu bem-estar e proporcionando as condições para que possamos evoluir em termos de desenvolvimento humano,” esclareceu João Andrade, CEO do grupo Future, no evento de apresentação da nova empresa. 

“A engenharia enfrenta ela própria um enorme desafio: fazemos parte de um sector extremamente conservador, que pouco evoluiu ao longo das últimas duas décadas e que necessita de ser reinventado. Se olharmos para a evolução registada por quase todos os sectores, facilmente concluímos que a engenharia, em comparação, praticamente estagnou. É nossa convicção que as empresas de engenharia no final da presente década não serão mais como as conhecemos hoje em dia, enfrentando o sector um risco significativo se não concretizar já um salto evolutivo.”

“Não se trata de uma digitalização de processos, mas sim da integração plena destas duas áreas do saber e, assim, projectar e operar edifícios, cidades e infraestruturas inteligentes e sustentáveis, contribuindo para ultrapassarmos os desafios que identifiquei atrás,” continua João Andrade.

 “Para fazer esta transformação precisávamos de integrar no nosso grupo uma tecnológica que entendesse a nossa visão e que tivesse também um ADN de inovação. Os quase cinquenta anos da Compta e as muitas décadas de existência das empresas Future permitem-nos fazer este caminho lado a lado, de forma consistente, transmitindo ao mercado a necessária confiança quando se pretende inovar e ser disruptivos.”

Alberto Jorge Ferreira, CEO da Compta desde Fevereiro deste ano, assumirá agora funções de CEO e Presidente Executivo da nova Future Compta.