NOS reforça serviços cloud com colaboração com AWS

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A NOS anunciou hoje o lançamento de um produto de cloud híbrida, um outpost da Amazon Web Services (AWS), com grande capacidade de processamento de dados e alojado em território nacional.

De acordo com a informação divulgada, com a colaboração com a AWS, a NOS assume-se como “pioneira a nível ibérico ao disponibilizar um outpost da AWS no seu data center”. Esta aposta contribui “para acelerar a modernização tecnológica das empresas portuguesas” e potenciar a “adopção de cenários de cloud feitos à medida das diferentes necessidades dos seus clientes”.

O AWS Outpost está desenhado para endereçar cenários onde a baixa latência e o alojamento local da informação são essenciais. Nestes cenários estão incluídas aplicações que necessitam de dar resposta em tempo real, comunicar com outros sistemas ou controlar equipamentos instalados localmente.

Segundo a empresa, o outpost da AWS garante, igualmente, o armazenamento e processamento de dados em total segurança e pode ser particularmente relevante para:

  • Saúde: melhoria do diagnóstico de pacientes pelo rápido acesso a informação;
  • Banca e seguros: cumprimento de restrições regulamentares, contratuais ou políticas para gestão de dados;
  • Indústria: automação do processo de fabrico, sensores e robótica;
  • Logística e Transporte: ingestão de sinal sem perdas e produção acelerada.

Para Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, “esta parceria traduz o compromisso da NOS em disponibilizar, ao tecido empresarial português, os mais avançados e inovadores serviços, para que possam abraçar, em pleno, o desafio da digitalização. Ninguém tem dúvidas que o cloud computing é um dos principais impulsionadores da transformação digital das empresas. Este é o início de um conjunto de iniciativas com a AWS que vão permitir desenvolver e consolidar o posicionamento da NOS como fornecedor de referência em soluções de Cloud Híbrida e Edge Computing para o mercado B2B”.

A gestão e os serviços de suporte deste serviço são garantidos pela AWS e pela NOS.

“Estamos entusiasmados com a oportunidade de trabalhar com as empresas portuguesas, das mais pequenas às maiores, e com os parceiros AWS em Portugal para ajudá-los a crescer e impulsionar a produtividade económica do país”, refere Miguel Alava, managing director da AWS Ibéria.