Iveco Bus implementa protocolo de segurança covid-19

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Desde a retoma da produção fabril, a IVECO BUS, estando integrada no grupo CNH Industrial, implementou um Protocolo Global de Segurança COVID-19 para proteger e salvaguardar a saúde e a segurança dos seus colaboradores.

Com estas prioridades em mente, o construtor decidiu também implementar vários dispositivos, em linha com as suas preocupações em matéria de saúde e segurança a bordo, de forma a receber novamente passageiros e motoristas em total confiança.

Desde o início do ano, foram aumentados ou melhorados vários dispositivos existentes. Estes incluem protecção para a cabine do motorista, com a instalação de uma estrutura separadora em vidro para o motorista, evitando, assim, o contacto directo entre este e os passageiros.

Esta medida, já existente em alguns veículos urbanos (Urbanway, Crealis e Crossway Low Entry), encontra-se já disponível, em modo retrofit (montagem em veículos já em circulação), e para todas as novas encomendas, em toda a gama de autocarros de passageiros e de turimo, incluindo os modelos Crossway LD e Evadys. Trata-se de uma solução “OEM” (material original do fabricante), com recurso a vidro ECE R43.

Junto às portas, foram instalados dispensadores automáticos, e sem contacto, de gel hidroalcoólico, para que os passageiros possam desinfectar as mãos ao entrar e sair do veículo.

A IVECO BUS modificou os seus sistemas de ar condicionado de forma a aumentar a proporção de ar externo que entra no veículo. Esta opção já está disponível nos modelos Crossway LE, Crossway LD e Evadys.

Em termos dos revestimentos, como tecido, veludo, couro e cortinas, os veículos existentes já estão equipados com materiais antibacterianos.


Para higienizar o ar no interior dos veículos, juntamente com a renovação do ar, “estamos a testar sistemas de ozono, UV e electrólise, instalados junto de zonas internas de sucção de ar”.
Estes sistemas operam continuamente e desinfectam o ar reciclado, removendo qualquer presença do vírus.
Para descontaminar o interior dos veículos automática e diariamente, está em desenvolvimento um outro dispositivo. Este consiste na pulverização de um produto virucida durante alguns minutos, com o objectivo de abranger todas as superfícies do veículo e tratar o interior das condutas de ventilação e unidades de ar condicionado, sem intervenção humana.

Por fim, o fabricante está também a desenvolver estudos na área das nanotecnologias. O nano- revestimento consiste em vaporizar um produto de longa duração sob a forma de pequenas gotículas, que ficam depositadas e desinfectam as superfícies do veículo, incluindo bancos, pegas
e pilares.