O que são empilhadores ATEX e porque os deve considerar?

Conteúdo Patrocinado Notícias

Se já ouviu falar de atmosferas ATEX antes e está curioso sobre as máquinas certas para operar neste tipo de ambiente, mas não está consciente das suas peculiaridades, hoje estará fora de perigo.

Os empilhadores ATEX são equipamentos industriais concebidos e fabricados especificamente para viver e operar em atmosferas potencialmente explosivas, resultantes da mistura de diferentes líquidos inflamáveis, gases ou poeiras que geram uma forte ignição e por isso podemos considerá-los ambientes de alto risco.

Colocar a segurança em primeiro lugar, é de salientar que em atmosferas com este perigo é essencial utilizar máquinas, tais como empilhadores, empilhadores retrácteis ou porta-paletes, que sejam capazes de se adaptar a esse ambiente e não entrem em conflito com substâncias transportadas pelo ar para garantir a segurança dos operadores e das mercadorias.

Neste sentido, os empilhadores ATEX são equipamentos industriais com proteção de acordo com a sua zona de classificação. Os vários componentes, tais como motores, variador de potência, travões, sensores de velocidade, electroválvulas, etc. serão protegidos por um invólucro, se necessário, e selados com um composto fundido, certificando que podem cumprir todas as medidas de proteção ATEX de acordo com a zona classificada.

Empilhadores ATEX em ambientes intralogísticos

Para além de ser uma questão puramente legal, a utilização de empilhadores ATEX em ambientes perigosos é também um aliado, para assegurar a eficiência das operações.

Em instalações de produção ou em espaços intralogísticos com atividades dedicadas à indústria farmacêutica ou química, para mencionar algumas com classificação ATEX. Os veículos que devem circular no tráfego interno devem garantir uma proteção ótima contra explosões.

É por isso que é importante que o fabricante de empilhadores seja capaz de lhe oferecer o mesmo veículo que seria utilizado para um ambiente não perigoso, na sua versão EX, ou seja: protegido contra explosões, facilitando o desenvolvimento do fluxo de material da sua empresa em condições à prova de explosão.

Dependendo da sua classificação, Gás – Pó ou uma mistura de ambos.

ZONA 1 2G (GÁS)

ZONA 2 3G (GÁS)

ZONA 21 2D ( PÓ)

ZONA 22 3D (PÓ)

Que elementos tem um empilhador ATEX par ser considerado seguro num ambiente de alto risco

A análise prévia destes elementos é crucial. Todos os componentes, equipamento e conjuntos relevantes, bem como o equipamento como um todo, têm de ser testados e certificados por um organismo de controlo acreditado e de prestígio.

O primeiro passo é adaptar cada peça, peça sobressalente e acessório do empilhador a esta atividade. Por esta razão, as peças que podem desencadear uma faísca (transmissão, garfos ou rodas) são protegidas por um tratamento de superfície especial.

Outro elemento fundamental a ter em conta é a regulação da temperatura do próprio veículo, que deve ser tida em conta para evitar o seu sobreaquecimento, que assume especial importância em empilhadores a gasóleo.

Porque deve estar atento aos empilhadores ATEX

A segurança é a primeira razão pela qual se deve considerar os empilhadores ATEX. De facto, não é uma escolha se os seus operadores trabalham em atmosferas inflamáveis com substâncias que geram uma forte ignição.

Mas também, considere 2 elementos básicos deste tipo de maquinaria para ter a certeza de que é o que realmente precisa:

  • Componentes elétricos

Referimo-nos ao motor, sensores, interruptores, sistemas de controlo ou mesmo os ecrãs. Estes devem ser protegidos contra a ignição por faíscas e uma das melhores soluções é a embalagem resistente à pressão, mas também é interessante a segurança aumentada,  intrínseca, dispositivos selados ou compartimentos respiratórios restritos.

  • Componentes mecânicos

Neste caso, todos os componentes considerados mecânicos são, num empilhador ATEX, protegidos por medidas construtivas. Por exemplo: a geração de faíscas mecânicas nos travões ou garfos é impedida.

Os componentes plásticos tais como pneus ou estofos também devem ser protegidos contra carga electroestática.

Aspetos legais da utilização de empilhadores ATEX

O equipamento ATEX destinado a trabalhos nestas atmosferas está agrupado de acordo com as seguintes categorias:

Equipamento do Grupo I: destinado a trabalhos em minas ou instalações exteriores.

– Categoria M1: quando é necessário um nível de proteção muito elevado.

– Categoria M2: quando é necessário um elevado nível de proteção.

– Equipamento do Grupo II: neste caso, destinam-se a ser utilizados noutras áreas onde possa haver risco de formação de atmosferas explosivas.

– Categoria 3: quando é necessário um nível normal de proteção

Para além de conhecer as diferentes categorias, deve saber que a diretiva ATEX 2014/34/UE exige que os fabricantes de empilhadores que vão ser colocados em atmosferas ATEX procedam à realização da identificação CE em conformidade com esta diretiva.

Além disso, deve notar-se que outras diretivas europeias de cumprimento obrigatório e necessárias para a sua identificação CE também se aplicam à maioria dos caminhões, tais como a diretiva de segurança elétrica ou a diretiva de compatibilidade eletromagnética.

Resumindo, se realizar uma atividade classificada como perigosa ou se os seus operadores e bens viverem em ecossistemas com substâncias potencialmente explosivas, necessita de um empilhador com proteção ATEX, capaz de se adaptar ao ambiente sem pôr em perigo os operadores ou bens.

Conteúdo patrocinado