Carris reforça condução segura

Notícias Transportes

Os 195 autocarros da Carris têm instaladas as novas consolas de sistema de eco-condução XTraN EcoDriver. A nova versão do XTraN EcoDriver permite fornecer informação ao motorista sobre a sua condução, em tempo real, para além de vários relatórios de desempenho no final da viagem ou do dia de trabalho. Estes relatórios apresentam dados quanto à eficiência energética no tocante à velocidade, acelerações e travagens.

O projecto, iniciado em 2018, beneficia de apoio do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, o que reflecte o reconhecimento da importância deste projecto na melhoria do desempenho ambiental dos serviços da empresa.

Através do software XTraN EcoDriver, será possível reduzir as emissões de Dióxido de Carbono em mais de 300 toneladas por ano e conseguir uma poupança anual equivalente a mais de 120 mil litros de gasóleo.

É ainda apresentado um Score (de 0 a 10) que corresponde ao desempenho do motorista em relação a excessos cometidos no intervalo de tempo considerado.

Assim, “às vantagens ambientais da utilização deste tipo de sistemas, o novo XTraN EcoDriver oferece aos motoristas uma ferramenta para melhorar vários aspectos da sua condução, promovendo também ganhos ao nível da segurança rodoviária e conforto dos passageiros”, aponta a Carris.