Atos coordena projecto para melhorar inspecções a IEC com drones

Notícias


A Atos está a coordenar o projecto I-FLY, lançado em Janeiro de 2020, com o objectivo de desenvolver um mercado inovador para oferecer serviços digitais que melhorem e optimizem as operações de inspecção de infra-estruturas críticas IEC utilizando drones para garantir a sua segurança global.

Foi financiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IET), apoiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia. O I-FLY segue o projecto E-FLY (2019) onde a Atos foi capaz de integrar a Computação de Bordo, Inteligência Artificial (IA) e capacidades de Visão Computadorizada em drones. Isto permitiu a optimização do processamento de imagens, gestão e análise de dados para a detecção de ameaças, riscos e incidentes em gasodutos em Espanha.

I-FLY generaliza os resultados deste projecto anterior, fornecendo ferramentas de ponta para a implementação automatizada de vários serviços digitais (incluindo os algoritmos AI e Computer Vision acima mencionados) que podem ser implementados em drones, Edge ou em dispositivos na nuvem, através de um novo Marketplace para permitir um modelo de negócio Drone-as-a-Services.

Através deste novo mercado, os fornecedores de drones poderão adquirir e implementar diferentes tipos de serviços de software para complementar a sua oferta actual enquanto criam um perfil empresarial para inspecções.

Além disso, os proprietários e operadores de infra-estruturas críticas poderão contratar e implementar estes serviços na sua própria frota de drones ou contratar com um dos fornecedores de drones registados. Os serviços estão disponíveis a pedido, dependendo das necessidades de inspecção de cada utilizador.

De acordo com Enric Pages, Gestor de Projectos da I-FLY, departamento de I&D da Atos na Península Ibérica, “Espera-se que o mercado de serviços de drone atinja 63,6 mil milhões de dólares até 2025. A nossa participação neste projecto é essencial para continuar a desenvolver tecnologias inovadoras para o próximo paradigma do mercado do drone-as-a-service. Ao criar um mercado dedicado, seremos capazes de ajudar os clientes da Atos a optimizar as suas operações e monitorizar o estado dos seus activos através de serviços digitais fáceis de implementar.

No final do ano, vários serviços estarão disponíveis para o mercado: armazenamento de vídeo e fotografia e etiquetagem para relatórios de incidentes, alertas de vídeo a pedido, algoritmos de detecção, categorização de elementos, imagens 3D em nuvem e alertas baseados em SIG.

O mercado e os seus serviços, ambos desenvolvidos pelo Departamento de I&D da Atos em Espanha, serão validados através de um piloto em infra-estruturas eléctricas por um dos mais importantes operadores espanhóis. Este teste mostrará a viabilidade e os benefícios da integração de operações com drones e inteligência artificial na manutenção de linhas de transmissão.