Ferrovial implementa serviço autónomo de autocarros em aeroporto do Reino Unido

Notícias

A Ferrovial, através da sua divisão de aeroportos, concluiu a implementação de um serviço autónomo de autocarros para transferências entre o terminal principal do Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, e o seu parque de estacionamento.

A fim de encurtar o tempo necessário para colocar o serviço em serviço e reduzir os custos de implementação do projecto, um veículo existente foi adaptado para lhe proporcionar capacidades autónomas de nível 4, de acordo com o comunicado de imprensa da empresa.

A este nível, os veículos autónomos podem circular sem supervisão do condutor em áreas restritas onde o veículo tem informação suficiente para não depender do condutor.

Para cobrir o percurso entre o terminal principal e o parque de estacionamento, é utilizado um autocarro modelo Enviro 200 da Alexander Dennis no qual foi instalado um avançado sistema drive-by-wire, semelhante ao utilizado nas aeronaves comerciais.

O sistema controla a direcção, a caixa de velocidades, o acelerador e o travão, para além de outros elementos, e tem uma série de sensores que fornecem informações para seguir o percurso programado.

A conversão deste veículo foi levada a cabo pela empresa britânica Conigital. O projecto foi também apoiado pela Comissão Europeia através do EIT Digital, que faz parte do Instituto Europeu de Tecnologia e Inovação.

A iniciativa visa melhorar a experiência do passageiro durante a transferência do autocarro, bem como o serviço ao utilizador, uma vez que permite dedicar mais tempo e recursos para satisfazer as necessidades destes, ao mesmo tempo que pode significar uma poupança de até 50% dos custos operacionais actuais.