A Ponsse, marca distribuída pela Ascendum, está a introduzir equipamentos de combate a incêndios instalados nos espaços de carga dos forwarders para extinção de incêndios florestais.
“A máquina florestal é a forma mais natural e eficaz de aceder a uma área de incêndio florestal. Operações em terrenos difíceis representam o dia-a-dia para estas máquinas, além disso, têm capacidade mais do que suficiente no seu sistema hidráulico para operações exigentes”, diz Juha Haverinen, gestor de produto de forwarders da Ponsse.
Recorde-se que forwarders (rechega) consiste na movimentação dos troncos de madeira, rama de árvores ou outros resíduos da exploração florestal.
“Quando as autoridades de protecção civil nos perguntaram se estávamos dispostos a desenvolver este produto em conjunto, mostramo-nos prontos desde o início, pois os profissionais de combate a incêndios e os nossos clientes, tinham uma necessidade clara de equipamentos desde tipo”, continua.
O equipamento de combate a incêndios está disponível para os forwarders PONSSE Buffalo e PONSSE Elephant. O requisito mínimo do carregador é PONSSE K90 +.
O equipamento de combate a incêndios chega ao local do incêndio num único pacote – e depois de conectado à hidráulica da máquina florestal, o equipamento está pronto para operar.
O depósito de água de 10 m3 do equipamento de combate a incêndio pode ser abastecido com bomba própria de fonte natural de água ou depósito de camião-cisterna de bombeiros. O canhão de água tem um alcance de 47 metros e um raio de giro de 360 graus.