ANEPC tem novo presidente

Em transição Estado Notícias

José Manuel Duarte da Costa, brigadeiro-general, é o novo presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil. Esta nomeação surgem depois da cessação, no início de Novembro, da comissão de serviço de Carlos Mourato Nunes, tenente general, daquela autoridade.

O novo presidente nasceu em Lisboa, em 1961, e é desde Maio, comandante operacional nacional do comando nacional de operações de socorro da ANEPC.

Como comandante nacional de emergência e protecção civil foi responsável pela direcção do comando nacional de emergência e protecção civil, pela garantia do funcionamento operacional e da articulação com todos os agentes de protecção civil integrantes do sistema de protecção e socorro, coordenação operacional dos comandos de agrupamento distrital de operações de socorro e por assegurar o comando e controlo das situações que, pela sua natureza, gravidade, extensão e meios envolvidos ou a envolver, requerem a sua intervenção.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enalteceu o trabalho e dedicação do de Carlos Mourato Nunes, cuja comissão de serviço agora termina, pelo contributo que deu para a reforma do sistema de protecção civil no período particularmente exigente que se seguiu aos trágicos incêndios de 2017, designadamente na reforma do sistema integrado de gestão de fogos rurais e nos novos modelos orgânicos da ANEPC e do Sistema Nacional de Planeamento Civil de Emergência.