Estádio russo do Euro 2021 conta com sistema de segurança da Dallmeier

Notícias

Desde a sua conclusão em 2017, a Gazprom Arena tem servido como estádio de base para o clube de futebol russo Zenit St. Petersburg. E como um dos estádios-sede do Campeonato do Mundo de Futebol de 2018 e do Campeonato do Euro de Futebol de 2021, a Gazprom Arena deve também satisfazer as rigorosas normas de segurança da FIFA, UEFA e ESSMA. Ao seleccionar o sistema de segurança vídeo, os gestores responsáveis da Zenit optaram por uma solução do fabricante alemão Dallmeier. Com o seu sistema multifocal patenteado Panomera.

O objectivo era fornecer cobertura com tecnologia de segurança vídeo para toda a área circundante do estádio, o portão de entrada, as salas abaixo das grandes bancadas, e as próprias grandes bancadas num dos maiores projectos de segurança vídeo alguma vez realizados num estádio de futebol. Sob enorme pressão de tempo, um sistema de alto desempenho teve de ser implementado no estádio com uma capacidade de 60.000 adeptos e, no entanto, teve de permanecer adaptável e flexível em resposta às mudanças de desejos dos clientes à medida que o projecto avançava.


Um requisito que constituía o maior desafio era capturar todas as áreas de todas as grandes bancadas durante todo o tempo, de modo a que a identificação inequívoca dos infractores pudesse ser assegurada em todas as circunstâncias. Para o conseguir, o Ministério do Interior russo estipulou dois requisitos fundamentais para o sistema de segurança vídeo: primeiro, deve capturar toda a área da grande bancada com uma “densidade de resolução mínima” de 250 pixels por metro (px/m). Isto também corresponde ao critério de desempenho definido na norma globalmente válida DIN EN 62676-4 para sistemas de videovigilância com o objectivo de permitir a identificação de uma pessoa desconhecida. E, em segundo lugar, a frequência de imagem não deve ser inferior a uma taxa de 25 fotogramas por segundo (fps). Porque normalmente é apenas a combinação da densidade de resolução mínima especificada e uma representação fluída dos acontecimentos que pode assegurar provas incontestáveis que podem ser utilizadas num tribunal.


Os gestores de segurança convidaram uma série de vendedores a apresentar antecipadamente as suas soluções no antigo terreno da Zenit – o Estádio Petrovsky – para lhes permitir escolher a solução certa para a Gazprom Arena. Um sistema de segurança vídeo Dallmeier já está a funcionar no Estádio Petrovsky desde 2012, e após uma avaliação exaustiva de todas as soluções, os operadores decidiram instalar também uma solução de estádio da Dallmeier na Gazprom Arena.

Hoje, mais de 1.000 câmaras de sensor único foram instaladas na Gazprom Arena, para além dos sistemas Panomera – estes salvaguardam as restantes áreas do estádio. Devido ao grande número de câmaras, a capacidade total de armazenamento para o sistema de segurança vídeo ascende a mais de seis petabytes (equivalente a cerca de 6.000 TB). Os aparelhos de gravação de alto desempenho são utilizados para processar esta informação. Pessoal autorizado de vários departamentos e partes interessadas pode aceder ao sistema em 80 estações de trabalho.