Fibrenamics da Universidade do Minho desenvolve nova geração de máscaras e materiais de protecção

Equipamento de protecção individual Notícias Produtos

São seis os projectos de I&D em EPI’s que representam um investimento de cerca de 3 milhões. Máscaras reutilizáveis e outros equipamentos de protecção com capacidade antibacteorológica e antivírica para utilização em contexto profissional são alguns dos exemplos destes projectos inovadores.

A Fibrenamics, interface de I&D da Universidade do Minho, está a desenvolver seis projectos de investigação para a criação de uma nova geração de Equipamentos de Protecção Individual (EPI’s), com propriedades únicas, em que alguns casos, além de permitirem a sua reutilização, proporcionam ainda uma maior capacidade de filtração bacteriana e vírica,  com propriedades hipoalergénicas, para utilização em contexto profissional e não profissional. O desenvolvimento destes projectos de EPIs é realizado em conjunto com diversas entidades Portuguesas e envolve um investimento total em I&D de cerca de 3 milhões de euros.

Tendo em consideração as preocupações globais em torno da COVID-19, a sobrecarga dos sistemas de saúde e um claro desajustamento da oferta de equipamento de protecção face à respectiva procura, estes projectos têm como objectivo dar resposta a essas necessidades, mas simultaneamente acrescentar valor que visa, por um lado, contribuir para a diminuição da dependência de mercados externos para a matéria prima principal (capacidade filtrante), ajudar a combater a poluição ambiental, apresentar EPI’s com níveis de protecção melhorada, e sobretudo dotar a industria nacional de capacidade técnico e cientifica para o desenvolvimento e produção dos mesmos. Cada um destes projectos está a ser desenvolvido em parceria com a Fibrenamics, da Universidade do Minho, e pretendem responder a especificações e objectivos diferenciadores.

A pandemia de COVID-19 tem tido um impacto extremamente negativo nos mais diversos contextos socioeconómicos, com uma taxa de contágio extremamente muito elevada em todo o mundo, sobretudo quando comparada com outros vírus. Neste sentido, tem surgido uma procura massificada, quer por parte de particulares, quer dos sistemas de saúde e dos seus profissionais, por equipamentos de protecção individual e dispositivos médicos específicos, não existindo uma oferta que acompanhe esta procura. Em particular, no caso dos sistemas de saúde, a procura centra-se em máscaras cirúrgicas, que previnam ou mitiguem a transmissão de agentes infecciosos entre pessoas, sendo um dos equipamentos mais procurados e com maior valor acrescentado para os utilizadores. É com a missão de podermos ajudar a responder a essas necessidades e a mitigar a transmissão comunitária de SARS-CoV-2, que em conjunto com diferentes parceiros, nos lançámos nestes desafios de desenvolver EPI’s verdadeiramente inovadores e com impacto na sociedade”, explica João Bessa, Technology Manager da Fibrenamics da Universidade do Minho.

Os projectos estão a ser desenvolvidos no âmbito do sistema de incentivos das actividades de investigação e desenvolvimento e investimento em infraestruturas de ensaio e optimização no contexto do Covid-19, com o apoio do Portugal 2020 e dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento da União Europeia.