Siemens fecha parceria com Salesforce para criar ambientes de trabalho seguros

Notícias

A Siemens e a Salesforce, empresa de Customer Relationship Management, estabeleceram recentemente uma parceria estratégica para o desenvolvimento conjunto de tecnologias para espaços de trabalho. Estas ferramentas irão apoiar empresas de todo o mundo a fazer uma reabertura segura e apresentam um conceito novo para o futuro dos locais de trabalho físicos.

A combinação da tecnologia IOT da Siemens com os produtos Work.com da Salesforce permite aos utilizadores tomar decisões baseadas em dados recolhidos e analisados em tempo real e são capazes de coordenar processos, pessoas e objectos para que os locais de trabalho sejam seguros, produtivos e eficientes.

Os produtos apresentados incluem um ‘escritório sem contacto’, com cartões digitais para o acesso a edifícios e elevadores, e um sistema seguro de gestão de ocupação de salas, que permite aos colaboradores reservarem salas de conferência e mesas de trabalho, sendo enviados alertas em tempo real quando são atingidos os limites definidos.

Além disso, estes dados de ocupação e de localização, incluindo check-in de colaboradores e reservas de mesas e salas de trabalho, permitem às empresas alargar o rastreamento manual de contactos, permitindo uma resposta mais rápida e precisa em caso de emergência.

O rastreamento de contactos será uma solução opt-in, isto é, uma opção que requer consentimento, a fim de proteger a privacidade dos utilizadores.

As novas soluções serão implementadas primeiramente nos escritórios das empresas parceiras, nomeadamente na sede da Siemens Smart Infrastructure em Zug, na Suíça, e na Torre Salesforce, em São Francisco. Também a Siemens em Portugal está já a disponibilizar a aplicação Comfy aos seus colaboradores em todas as suas instalações.

A Siemens contribui com tecnologias do seu portefólio de infraestruturas inteligentes, incluindo a plataforma IoT para edifícios Enlighted e a aplicação Comfy para ambientes de trabalho seguros.

Os dados são recolhidos, várias vezes por segundo, através de sensores inteligentes conectados à nuvem. O Enlighted cria ‘sistemas sensoriais’ em todo o edifício, fornecendo informações e análises em tempo real sobre a utilização e ocupação das instalações, assim como sobre a localização de pessoas e activos.

O Comfy é uma aplicação desenvolvida para os colaboradores, para que estes se mantenham informados e produtivos. Permite-lhes visualizar e reservar mesas de trabalho e salas de reuniões, em tempo real, de acordo com as directivas de distanciamento social, e ainda procurar e contactar departamentos de saúde e de segurança para solicitar serviços diversos, por ex. desinfecção.

Adicionalmente, o Comfy Insights disponibiliza às empresas um painel de análise para que percebam como os escritórios estão a ser utilizados, fornecendo, deste modo, dados fundamentais para que seja traçada uma estratégia mais inteligente para os ambientes de trabalho do futuro.

A Work.com da Salesforce, baseada em Customer 360, é um conjunto de aplicações e de recursos de consultoria totalmente novo para ajudar líderes empresariais e comunitários de todo o mundo a reabrir as suas instalações em segurança.

As soluções Work.com – incluindo o centro de controlo de postos de trabalho, o rastreamento de contactos, a gestão de resposta em caso de emergências e a resposta rápida a crises – permitem aos clientes tomarem decisões baseadas em dados, desenvolverem planos de continuidade de negócios e de gestão de riscos, assim como comunicarem de modo eficaz com as partes interessadas.