“Formação é um elemento que deve ser considerado como medida de segurança”

Notícias

A segurança no armazém ou áreas de produção é um ponto de extrema importância para as empresas. Segundo dados recentes da ACT, em Portugal, este ano, registaram-se até Agosto, 98 acidentes de trabalho graves, dos quais cinco aconteceram ao nível do transporte e armazenagem, 23 decorreram em ambiente industrial, 19 com máquinas e equipamentos portáteis ou móveis e três com dispositivos de transporte e armazenamento. De referir que 13 destes acidentes resultaram em esmagamento em movimento. A Security Magazine foi conhecer as preocupações da Linde Material Handling, empresa fornecedora de produtos de intra-logística, em matéria de segurança. Juan Méndez, country manager Portugal da empresa, sublinha a importância da formação. “Muitos gestores ainda têm a percepção de que conduzir mais rápido é sinónimo de produtividade, mas a preparação dos operadores nem sempre é a mais apropriada”, disse.

Security Magazine – A observar pela realidade das operações logísticas no interior de um armazém, como avaliam a importância da segurança ao nível dos equipamentos de movimentação de cargas?
Juan Méndez – A segurança no armazém ou ambiente de produção assume extrema importância, e torna-se prioridade. Numa altura em que há cada vez mais movimentação de mercadorias é essencial proteger, de forma fiável, não só os operadores e colaboradores, mas também as mercadorias transportadas, estantes e outras máquinas.

Para a Linde, a segurança nas operações logísticas, bem como a produtividade e a gestão de energia são os três parâmetros-chave de oferta os nossos clientes. Deste modo todos os nossos investimentos prosseguem nesta direcção. Sistemas como o Linde BlueSpot, Linde Truckspot,
SafetyGuard ou o colete interactivo são todas inovações desenvolvidas nos nossos laboratórios. Muitos deles, os nossos concorrentes acabaram por implementar nos seus equipamentos. Em continuidade, a Linde foi mais longe ao criar um departamento de segurança que presta serviços de consultoria. Identifica os pontos-chave das operações e fornece soluções correctivas de forma individualizada a cada cliente.

Actualmente, quais são os grandes desafios, ao nível da segurança, com que se deparam dentro de um armazém?
Com o aumento da movimentação de cargas e maior complexidade de sistemas ao nível da intralogística acontece naturalmente um aumento do risco de acidentes e incidentes.
A Linde Material Handling tem em vista um objectivo muito claro: evitar a 100% a ocorrência de acidentes na intralogística.
É com base neste objectivo que desenvolve inovações técnicas nos equipamentos de movimentação de cargas, bem como sistemas de assistência inteligentes, programas de formação abrangentes e serviços de consultadoria. Daqui resultam soluções completas, que ajudam as empresas a superar os diversos desafios de uma logística moderna e segura.

Em termos de acidentes com equipamentos de movimentação de cargas, qual tem sido a evolução, ao longo dos anos, em termos de gravidade e ocorrência? O que tem contribuído para essa evolução?
Segundo dados da Agência Europeia de Segurança no Trabalho o número de acidentes tem reduzido nos últimos anos, mas continuam a ser preocupantes. Infelizmente, em muitos casos, a produtividade é mal interpretada o que leva ao erro humano.

Muitos gestores ainda têm a percepção de que conduzir mais rápido é sinónimo de produtividade, mas a preparação dos operadores nem sempre é a mais apropriada e não podemos responsabilizá-los por isso. Muitos operadores de empilhadores não são profissionais do sector da logística.

Chegam das mais variadas áreas e apesar dos regulamentos serem claros e exactos, existem muitas empresas que não valorizam as formações que lhes devem ser ministradas. Muitas vezes, é transmitido ao operador toda a parte legal e apenas de forma teórica. Para além dos equipamentos e dos sistemas de segurança, que existem no mercado, sem dúvida que uma boa formação é mais um elemento que deve ser totalmente considerado como medida de segurança.

Para dar resposta a esta necessidade, e tendo também em consideração a situação actual de pandemia, a Linde criou uma formação única no mercado. Uma formação semi presencial onde a componente teórica é online e a prática presencial. Isto permite reduzir custos de deslocações e
horas improdutivas. Por outro lado, a formação é continua e durante cinco anos o formando tem acesso aos vários conteúdos e componentes, não só aqueles que aprendeu, mas também todas as novidades.

Que estratégias e medidas deverão adoptar as empresas no sentido de reduzir o número de acidentes e os seus impactos ao nível das operações em armazém, no que toca a equipamentos de movimentação de cargas? 
A formação dos colaboradores ocupa um lugar de destaque nas medidas que devem ser adoptadas. Muitas vezes, esquecemos os recursos humanos, mas são eles o principal capital das empresas, e é fundamental apostar na sua formação e no seu desenvolvimento.

Sem dúvida que a adaptação local às necessidades reais também deve de ser tida em conta. A grande maioria dos ambientes logísticos foram criados há mais de 10 ou 20 anos, e tudo mudou de lá para cá. As tecnologias, as mercadorias, as necessidades dos clientes e até mesmo a deterioração dos espaços (chão, estanteria, etc.).

Fazer auditorias internas e externas das necessidades, de forma sistemática, e até mesmo apostar em AGV’s e outros equipamentos automatizados para algumas operações, podem reduzir riscos de acidentes e são medidas que devem ser consideradas.

Por último, mas não menos importante todos os sistemas de segurança (luzes, gestão de frotas, elementos ergonómicos) no próprio equipamento. É de extrema importância que o operador tenha no seu equipamento todos os elementos de segurança adequados à sua operação.

A Linde lançou recentemente um colete interactivo no mercado nacional. Quais as mais-valias deste equipamento ao nível da redução de acidentes em ambiente logístico?
Com o colete de segurança interactivo, a Linde Material Handling expande o seu inovador sistema de Safety Guard ( alarme activo em presença do perigo) com o qual os operadores de empilhadores e peões, entre outros, são avisados atempadamente em situações de perigo. Graças a sinais luminosos, vibrações e sons, o colete de segurança inteligente chama a atenção do utilizador para perigos, garantindo, assim, a máxima segurança no armazém, tanto em áreas interiores como exteriores.

Numa altura como a que vivemos, em que as operações das empresas podem ter de ser interrompidas a qualquer momento, e até mesmo encerradas por ordens governamentais para controlo da pandemia, um produto como este proporciona uma grande segurança tanto para os
trabalhadores como para a própria empresa.

Mesmo que os colaboradores saibam como é essencial manter uma distância segura uns dos outros em tempos de COVID-19, os seus instintos podem ser enganadores.

O colete controla continuamente o cumprimento no que diz respeito à distância mínima individualmente configurável exigida entre colaboradores. Se se aproximarem demasiado um do outro, os coletes emitem alertas sob a forma de flashes, sons de aviso e vibrações.

Condução segura e ergonomia são aspectos valorizados cada vez mais pelas empresas. Qual a aposta da Linde nesta matéria?
O design ergonómico dos empilhadores e equipamentos de tecnologia de armazenamento tem na Linde Material Handling uma longa tradição.

Desenvolvidos a pensar no conforto do operador, todos os dispositivos foram concebidos de forma a evitar a fadiga, minimizar erros e consequentemente evitar acidentes.

Quer se trate de dispositivos de segurança, de software para a gestão de frotas ou de conceitos de serviço, todos eles estão orientados para a interacção perfeita entre o ser humano e a tecnologia. A concepção ergonómica dos equipamentos de movimentação de cargas e dos postos de trabalho do condutor permanecerá, também no futuro, um elemento central da filosofia Linde.

Ainda não fabricamos equipamentos que reduzam até aos “zero acidentes,” mas, entretanto, dotamo- los dos melhores sistemas passivos e ativos para os evitar. Em caso de acidente, o trabalhador, o ambiente e o bens sofreram o menor dano possível. Esta é a razão de existir da Linde e de toda a sua equipa.