Opinião: Reconhecimento aos profissionais da área de Segurança

Opinião

Por Dra. Glaucia Freitas, psicóloga clínica e coach

Este artigo é dedicado aos profissionais que trabalham na área de segurança! Seremos sempre gratos à todos pois trabalhar com o objetivo de transmitir a segurança para o outro é ter compaixão, empatia, colocar-se no lugar do outro e sentimento de humanização.

Agradecemos por estarem presentes dia e noite, todos os dias, na linha de frente desta pandemia na ajuda aos outros. Muitas vezes, abrem mão de ajudarem e estarem com os seus familiares para ajudarem a população.

Daqui a algum tempo irão sentir-se orgulhosos por terem participado nessa
experiência tão marcante nas nossas vidas. No cenário atual, a presença das forças de segurança é fundamental para todos.

Precisamos tratar esses profissionais com todo reconhecimento, pois eles acreditam no que estão a fazer e isso vai ao encontro dos seus valores pessoais.

Merecem total valorização. Precisamos valorizar todos os seus esforços dedicados para proteger algo ou alguém. Estes profissionais sempre carregaram consigo uma aura de “anjos da guarda”.

Com a tragédia mundial provocada pelo covid-19, estes profissionais são necessários e amados, pela sua entrega diária numa luta muitas vezes desafiadora e sob condições adversas.

Esses profissionais precisam sentir-se seguros para trabalhar e proporcionar a segurança para o outro. Precisam superar o impacto emocional que vivem no dia a dia, stress, ansiedade, medo, procurarem a auto-valorização, o sentimento de força interior e de crença em si mesmos.

É necessário reconhecer, valorizar e estimular o trabalho de cada um de vocês.

Segurança é aquilo que serve de base ou que dá estabilidade, apoio e amparo. Todos queremos segurança na vida. Entre todas as competências, podemos destacar que são profissionais responsáveis e disciplinados.

Durante a jornada de trabalho, geralmente é necessário manter a postura em alerta a todo o tempo. Além da disciplina, é importante que esse profissional tenha responsabilidade com os procedimentos. Zelar pelo cumprimento de todas as regras é fundamental, já que foram estruturadas para garantir a segurança.

Este sincero agradecimento aos profissionais da área de Segurança é por todo seu empenho e dedicação, pela sua coragem e desprendimento, pela segurança que nos transmitem!

Seremos eternamente gratos!

Dra. Glaucia Freitas é psicóloga clínica e coach, realiza consultas online e presencial na Clínica Learn2Be
Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos – Cédula Profissional n• 22648