Thales e Damen assinam contrato

Notícias

A Damen Schelde Naval Shipbuilding e a Thales assinaram a 17 de Novembro de 2020, o contrato para a entrega e integração total da Missão e Sistema de Combate da Thales nas quatro fragatas da classe MKS 180 contratadas pela marinha alemã. O sistema será concebido pela Damen e completamente construído por estaleiros alemães, sob a gestão do projecto da Damen.

Avaliado em 1,5B euros, será executado pelos Centros de Excelência naval de Thales em Hengelo (Holanda), Kiel e Wilhelmshaven (Alemanha) em cooperação com um número substancial de subempreiteiros alemães.

Subjacente a este contrato está a cooperação comprovada da indústria naval alemã e holandesa, incluindo numerosas oportunidades conjuntas para Damen e Thales na Holanda para inovar no âmbito de projectos de construção naval, frequentemente com a participação do Ministério da Defesa da Holanda.

O Sistema de Combate inclui o abrangente Sistema de Gestão de Combate Tacticos e o AWWS (Above Water Warfare System) Fire Control Cluster. O contrato inclui quatro sistemas de navios, serviços logísticos e múltiplos locais de teste e formação em terra, bem como a opção para um ou dois navios adicionais.

A AWWS é um conjunto de guerra de vanguarda que ajuda as tripulações dos navios a contrariar e neutralizar os complexos ataques de saturação, analisando e optimizando continuamente o ambiente táctico e a utilização de recursos. A AWWS será combinado com o APAR Bl2, a versão evoluída do comprovado radar multifunções AESA da Thales. Em 2019, a Thales assinou um contrato de desenvolvimento AWWS para as novas M-frigates para as Marinhas belga e holandesa.

Nos últimos anos, a Thales recebeu vários grandes contratos das marinhas europeias da NATO.
O primeiro navio da classe MKS 180 estará operacional em 2028. Todo o programa terá a duração de mais de dez anos.