NATO realizou maior exercício anual de ciber defesa

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Cyber Coalition 2020 é o maior exercício anual de ciber defesa da NATO. A edição deste ano decorreu de 16 a 20 de Novembro e foi conduzido pelo Comando Aliado da Transformação da NATO, sob governação do Comité Militar.

Pela primeira vez em 13 anos, o evento decorreu em ambiente virtual. O exercício testa processos de decisão, procedimentos técnicos e operacionais, colaboração e capacidade de defesa cibernética da NATO.

“A defesa cibernética faz parte da defesa colectiva. O CYBER COALITION 20 prova a capacidade da NATO para se adaptar e combater qualquer ameaça cibernética, mesmo durante uma pandemia como a COVID 19”, disse o Comandante Robert Buckles (Marinha dos EUA), Director de Exercícios.

O objectivo foi reunir uma coligação cibernética de entidades da NATO, Nações Aliadas e Parceiros para reforçar a capacidade da Aliança para dissuadir, defender e contrariar ameaças no e através do ciberespaço, em apoio às tarefas essenciais da NATO.

Apesar dos desafios da execução de um exercício multinacional durante a pandemia da COVID-19, participaram 25 Nações Aliadas, quatro Nações Parceiras e da União Europeia (o Estado-Maior da União Europeia e a Equipa de Resposta Informática de Emergência da UE). Isto inclui aproximadamente 1000 participantes.

CYBER COALITION 20, demonstra as capacidades da NATO para proteger as suas próprias redes informáticas 24 horas por dia contra ciberataques e para partilhar informações sobre ameaças cibernéticas em tempo real com os Aliados e Parceiros, incluindo a UE.