Vacinas Covid-19: Europol aconselha a maior vigilância

Notícias Saúde

Enquanto a Europa é atingida pela segunda vaga da pandemia da COVID-19, estão em curso testes para novas vacinas potenciais para tratar o vírus.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou que irá concluir a avaliação do primeiro pedido condicional de autorização de comercialização de uma vacina COVID-19 antes do final do ano. Vários Estados Membros da UE já publicaram os seus planos de vacinação.

A Europol insta a uma maior vigilância entre os Estados-Membros e países terceiros sobre o possível envolvimento de criminosos no processo de desenvolvimento e distribuição da vacina.

A Europol publicou uma notificação de alerta precoce, consultada pela Security Magazine, sobre crimes relacionados com a vacina durante a pandemia da COVID-19.

Projecções de crime confirmadas de vacinas contrafeitas
Em Abril deste ano, a Europol anunciou os potenciais danos de esquemas offline e online oferecendo alegadas versões da vacina COVID-19. Foram também feitas projecções em relação ao anúncio de uma vacina genuína e à reacção do crime organizado para adaptar os seus métodos para satisfazer a procura.

Estas projecções foram posteriormente confirmadas no relatório de Novembro da Europol, onde se identificou que a distribuição de produtos farmacêuticos não conformes e falsificados, incluindo vacinas preventivas COVID-19, tinha permanecido uma actividade criminosa consistente relacionada com a pandemia.

As vacinas contrafeitas podem constituir um risco significativo para a saúde pública
Devido à pandemia, a procura de tratamentos contra a gripe tem sido mais elevada do que o habitual e há riscos de escassez em numerosos países. Esta elevada procura pode encorajar as pessoas a procurar a vacina noutros locais. Por esta razão, quando a vacina legítima entrar no mercado, espera-se que as versões contrafeitas da marca circulem rapidamente para satisfazer a elevada procura.

Teme-se que os criminosos partilhem a desinformação para defraudar tanto indivíduos como empresas. Já houve casos de anúncios na deepweb que utilizam as marcas de empresas farmacêuticas genuínas que já se encontram nas fases finais dos testes.

Estas vacinas contrafeitas podem representar um risco significativo para a saúde pública se forem ineficazes ou tóxicas, dada a sua produção em laboratórios sem as normas de higiene exigidas. Estas vacinas falsas podem circular em mercados ilícitos ou ser introduzidas no mercado legal para distribuição.

A Europol encoraja activamente os Estados-Membros a partilhar qualquer informação relevante sobre actividades criminosas relacionadas com a COVID-19 ou vacinas contra a gripe.