Colep reforça cultura de segurança em Vale de Cambra através de parceria com DuPont Sustainable Solutions

Notícias Segurança no Trabalho

A Colep e a DuPont Sustainable Solutions (DSS) reforçaram a sua colaboração, iniciada em 2019, para melhorar o seu desempenho em Saúde e Segurança e reforçar cultura de Segurança, na fábrica de Vale de Cambra, a maior instalação industrial da empresa.

As duas empresas encetaram um projecto, em 2019, na fábrica de Vale de Cambra, cujo objectivo passou por reforçar a segurança, protegendo pessoas e bens, introduzindo acções e processos novos ou actualizando os existentes, de modo a reflectir as melhores práticas da indústria a nível mundial.

A parceria visou também assegurar que as mensagens principais, os conceitos e desenvolvimentos do programa são percepcionados e interiorizados por todos os trabalhadores, especialmente pelos que têm funções operacionais.

Como peças principais na implementação de uma cultura de segurança, é esperado que os trabalhadores aceitem as suas responsabilidades para com a segurança no trabalho e que comuniquem as condições inseguras.

Segundo a informação divulgada pela empresa, consultada pela Security Magazine, até à data, “os resultados do projecto têm sido extremamente encorajadores, não apenas devido ao muito trabalho realizado, ao feedback positivo e ao entusiasmo demonstrado pelos colaboradores, mas também pelos resultados quantitativos que mostram uma clara  redução do número e gravidade dos acidentes”.

A fábrica da Colep regista uma melhoria significativa dos indicadores de segurança com uma redução de 35% na taxa de frequência de incidentes com baixa (LTIFR) ao comparar o ano de 2019 com o ano de 2018. Esta tendência de descida tem sido reforçada nos resultados de 2020, onde está a ser conseguida uma redução de ainda maior magnitude.

A visão de segurança da Colep, em Vale de Cambra, indica que “a segurança dos seus trabalhadores é um valor ético, intrínseco e não negociável. Trabalhamos todos os dias para garantir que os nossos trabalhadores voltam em segurança e com saúde para casa…”

“Iniciamos este programa antes da COVID -19, mas estes últimos meses apenas reforçaram e tornaram ainda mais clara a necessidade absoluta de proteger todos os que trabalham na Colep. A nossa parceria com a DSS é mais uma demonstração deste compromisso. Temos a visão e a ambição de nos situarmos entre os melhores na nossa indústria”, diz Francisco Rodrigues, Managing Director da Divisão de Packaging.

Hélder Figueira, DSS Manager e Business Development Leader para Portugal e Espanha, afirma que “a DSS tem vindo a alavancar a sua herança de operador industrial, com as suas práticas, know-how e consultadoria de nível mundial, para apoiar a Colep e garantir o sucesso deste programa. Em parceria com a Colep, construímos um programa robusto capaz de gerar uma mudança profunda em segurança”.

Pub