Gestamp arranca com primeira fábrica digitalizada com 5g

Notícias

A Gestamp, empresa multinacional dedicada à concepção, desenvolvimento e fabrico de componentes automóveis, e a Telefónica, um operador global de telecomunicações, digitalizaram uma das fábricas do fornecedor automóvel em Barcelona, com ligação à tecnologia 5G.

O projecto, a primeira fábrica digitalizada com 5G em Espanha para processos industriais, visa virtualizar uma fábrica completa e ligá-la com 5G para melhorar o processo de tomada de decisão. Especificamente, a Telefónica ligou os elementos físicos da fábrica, tais como as células robotizadas de soldadura, através de 5G para capturar e processar em tempo real os dados produzidos por este equipamento industrial durante o seu funcionamento através da computação próxima tornada possível pela Computação Multi Access Edge Computing (MEC).

Desta forma, os dados recolhidos dos diferentes dispositivos industriais são processados mais perto do que se estivessem na nuvem, permitindo a sua análise em tempo real para tornar o conceito de fábrica inteligente uma realidade. O objectivo final é tomar as melhores decisões, procurando os melhores cenários que o modelo propõe, de uma forma ágil e precisa.

O processamento de dados e as simulações necessárias no digital requerem uma ampla capacidade de computação, memória e armazenamento. Todas estas capacidades são oferecidas pelo serviço Virtual Data Center on Edge, um ambiente virtualizado que a Telefónica está a implantar em vários locais. Para este projecto, é utilizada a infra-estrutura localizada em Barcelona, muito perto da fábrica da Gestamp.

René González, director corporativo da Gestamp, salientou, “a empresa trabalha há anos num modelo de fábrica inteligente e conectado que procura aumentar a flexibilidade das suas instalações industriais para fabricar de uma forma mais adaptada às necessidades dos seus clientes. A adopção da tecnologia 5G faz parte de um processo que está a decorrer num momento de grande ruptura tecnológica na indústria automóvel, com o aparecimento do automóvel eléctrico e conectado e num ambiente em que os fabricantes de veículos estão a oferecer uma personalização cada vez maior nos seus modelos, pelo que o fabrico deve adaptar-se e acrescentar aquela camada de software e inteligência que nos permite fazer as coisas de forma diferente”.

Por seu lado, Mercedes Fernández, Gestora de Inovação da Telefónica España, salientou que “com este caso de utilização estamos a tornar realidade o conceito de fábrica ligada, juntamente com a Gestamp, e a dar um importante passo em frente na Indústria 4.0, uma das chaves para o desenvolvimento da 5G e da Edge Computing. Neste sentido, a Telefónica considera essencial avançar nos casos de utilização da nova tecnologia, tanto na esfera profissional como privada, a fim de dar sentido à 5G na medida em que esta oferece soluções e responde às necessidades dos utilizadores, contribuindo para a definição de aplicações que melhorem os seus processos e transformem a forma como as coisas são feitas”.

Além disso, tanto o equipamento cliente 5G na Gestamp como a rede móvel foram configurados para que o tráfego gerado na fábrica chegue directamente ao MEC, sem saltos desnecessários na rede ou através da Internet, o que permite uma baixa latência de comunicação.

Do mesmo modo, foi realizado um levantamento e subsequentes testes laboratoriais com as soluções e protótipos de routers 5G para finalmente seleccionar os dispositivos que melhor se adaptam aos requisitos do projecto.