Robot de desinfecção 100% nacional apresentado hoje ao mercado

Notícias

O Robot UV-C foi desenvolvido pela DCSI PRO, em parceria com o INESC TEC, tendo como principal objectivo a desinfecção de espaços fechados com radiação ultravioleta C.

Este equipamento 100% nacional, com plataforma Omron, conta com lâmpadas UV-C 600W com autonomia de duas horas, possibilidade de selecção de superfícies a desinfectar, desinfecção 360º, higienização de 25m2 em quatro minutos, capacidade para evitar obstáculos estáticos e móveis, entre outros.

A apresentação do robot decorreu no aeroporto do Porto, sendo que a ANA Aeroportos de Portugal tem estado empenhada, desde o início da pandemia, em salvaguardar a segurança dos seus passageiros. Entre as medidas tomadas, destaca-se a redefinição de fluxos de passageiros em várias áreas do aeroporto, adopção de sinalética e informação sonora sobre o uso de máscaras, separação física com vidros ou barreiras de acrílico, medição da temperatura dos passageiros à chegada e adopção de soluções de contact less.

Segundo a informação divulgada, o UV-C Robot faz a desinfecção de espaços fechados com radiação ultravioleta C, eliminando todas as bactérias e vírus.

O robot estará em funcionamento no aeroporto do Porto e, Fernando Ferro, CEO da Fernando Ferro & Irmão, disse à Security Magazine que a ideia passa por replicar a sua aplicação pelos aeroportos portugueses e pelo estrangeiro.

O responsável salientou que “há solicitações de conhecer o produto” por parte de outros países. “Tivemos solicitações de um grupo suíço que tem interesse nesta área de produtos de segurança, tanto ao nível dos pórticos como de outros produtos, e este é um produto que também está na sua lista e esperamos poder potenciá-lo em termos industriais”. Como apontou, “a parceria com o INESC Tec vem no sentido de podermos industrializar e exportar (…)”.