Projecto GAIA-X deverá estar operacional no primeiro semestre de 2021

Notícias

O projecto GAIA-X foi iniciado pela Europa para a Europa. O seu objectivo é desenvolver requisitos comuns para uma infra-estrutura de dados europeia. Representantes da política, empresas e ciência de França e Alemanha, juntamente com outros parceiros europeus, criaram uma proposta para a próxima geração de uma infra-estrutura de dados para a Europa: um sistema seguro e federado que satisfaz os mais elevados padrões de soberania digital, promovendo simultaneamente a inovação.

O projecto é o berço de um eco-sistema digital aberto e transparente, onde dados e serviços podem ser disponibilizados, coligidos e partilhados num ambiente de confiança.

O projecto, também integrado por uma empresa portuguesa, conta com representantes de sete países europeus. Mas a iniciativa está aberta à entrada de mais países.

A Europa faz amplos investimentos em tecnologias digitais e modelos empresariais inovadores. Um eco-sistema digital aberto “é necessário para permitir às empresas e modelos de negócio europeus competir a nível global”, referem os responsáveis do projecto. Este ecossistema “deverá permitir tanto a soberania digital dos utilizadores de serviços em nuvem como a escalabilidade dos fornecedores europeus de serviços em nuvem”.

No âmbito do projecto GAIA-X, estão a ser desenvolvidas as bases para uma infra-estrutura de dados federada e aberta, baseada em valores europeus. O “Projecto GAIA-X” liga infra-estruturas centralizadas e descentralizadas, a fim de as transformar num sistema homogéneo e de fácil utilização. A forma federada de infra-estrutura de dados resultante reforça a capacidade de aceder e partilhar dados de forma segura e confiante.

O projecto irá reunir infra-estruturas cloud de fornecedores europeus e construir um catálogo de serviços adaptado e certificado para atender aos requisitos do mercado europeu. Além disso irá reunir operadores de rede e fornecedores de interconexão e fornecedores de serviços. Entre as empresas participantes está a Atos, Bosch, BMW, Deutsche Telecom, EDF, Orange, OVHcloud, SAP e Siemens.

O projecto foi anunciado em Outubro de 2019 e deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2021. O projecto poderá vir a competir com os gigantes Amazon Web Services e Microsoft Azure e a asiática Alibaba.

O desenvolvimento destes serviços seguirá os princípios de Security by Design e incluirá também o conceito de Provacy by Desing, a fim de assegurar os mais elevados requisitos de segurança e protecção da privacidade.

A implementação técnica destes Serviços Federados centrar-se-á nas seguintes áreas:

  • a implementação de mecanismos federados seguros de identidade e confiança (segurança e privacidade desde a concepção);
  • serviços de dados soberanos que garantam a identidade da fonte e do receptor dos dados e que garantam os direitos de acesso e utilização dos dados;
  • acesso fácil aos fornecedores, nós e serviços disponíveis. Os dados serão fornecidos através de catálogos federados;
  • a integração das normas existentes para assegurar a interoperabilidade e a portabilidade entre infra-estruturas, aplicações e dados;
  • o estabelecimento de um quadro de conformidade e serviços de Certificação e Acreditação; e
  • a contribuição de uma compilação modular de software e normas de código aberto para apoiar os fornecedores no fornecimento de uma infra-estrutura segura, federada e interoperável.
  • O conjunto inicial de serviços de federação será expandido. O roteiro está alinhado com o desenvolvimento dos requisitos dos participantes no ecossistema.