Hardsecure integra rede nacional CSIRT

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Hardsecure acaba de anunciar que passou a integrar a rede nacional CSIRT. Enquanto membro da rede, a Hardsecure terá como objectivos facilitar a troca e partilha de informação entre as equipas participantes, resposta rápida em incidentes de segurança informática, promover a recolha de indicadores e estatísticas úteis à rede, organizar fóruns de conhecimento e de partilha de boas práticas promovendo uma cultura de cibersegurança em Portugal. 

Para Nuno Arroz, chief information security officer da Hardsecure, “integrar a rede nacional CSIRT constitui um motivo de elevada satisfação para a Hardsecure, pois irá permitir desenvolver o nosso trabalho com padrões de excelência ainda mais elevados. Isto porque, a CSIRT enquanto fórum de partilha de informação, de carácter operacional, que é, potencia a cooperação entre agentes do sector e um maior conhecimento em torno da cibersegurança”.

Sobre a importância da cibersegurança nas empresas, o responsável sublinha que “a pandemia veio acelerar a urgência de uma maior tomada de consciência, por um lado, e aquisição de meios e serviços, por outro, no que respeita à existência de sistemas tecnológicos e de navegação na internet mais seguros”.

Como aponta, “quer o aumento massivo do trabalho remoto, como a mudança na forma como se concretizam os negócios têm vindo a intensificar a relevância da cibersegurança, o que faz com que seja perentório a existência de conhecimento actualizado sobre o tema”.

Enquanto membro da Rede Nacional CSIRT a Hardsecure terá como objectivos facilitar a troca e partilha de informação entre as equipas participantes, resposta rápida em incidentes de segurança informática, promover a recolha de indicadores e estatísticas úteis à rede, organizar fóruns de conhecimento e de partilha de boas práticas promovendo uma cultura de cibersegurança em Portugal.