SPMS integra rede nacional de CSIRT

Cibersegurança e InfoSec Estado Notícias

A SPMS passou a integrar, desde esta segunda-feira, 14 de Dezembro, a rede nacional de CSIRT (Computer Security Incident Response Team). A equipa de resposta a incidentes da SPMS (CSIRT SPMS) é o primeiro elemento do sector da saúde em Portugal a fazer parte desta rede.

A Rede Nacional de CSIRT representa um fórum de resposta a ameaças e de partilha de informação operacional de cibersegurança em Portugal, constituído por equipas CSIRT dos sectores público e privado.

O CSIRT SPMS resulta do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, em que “foi possível robustecer os processos e tecnologias que foram colocados à disposição de um número alargado de recursos humanos especializados, dedicados à área de cibersegurança e resposta a incidentes, de forma a fazer face, e assumir cada vez mais, uma atitude proativa às ameaças existentes do ciberespaço” esclarece o SPMS.

Tendo como missão a proteção das infraestruturas centrais de TI, que suportam os serviços aplicacionais internos da SPMS, bem como os sistemas de informação e comunicação providos às entidades do SNS, “este reconhecimento é o corolário do trabalho que a SPMS tem vindo a desenvolver no contexto da cibersegurança”.

A SPMS “tem procurando robustecer o ecossistema de sistemas de informação da saúde (eSIS) de medidas de protecção, detecção, resposta e recuperação, fomentando, de igual forma, uma cultura de segurança e protecção, assente nos princípios de disponibilidade, integridade e confidencialidade”.