Mariana Cunha vence prémio de mérito da AP2SI

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A AP2SI entregou, este ano, o seu prémio de mérito a Mariana Cunha, aluna da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. O trabalho desenvolvido, sob orientação de João Paulo Vilela, teve como temática “Privacy-Preserving Mechanisms for Location Traces”.

De acordo com a informação divulgada pela AP2SI, o trabalho teve como principal objectivo desenvolver um mecanismo de preservação de privacidade de localização centrado no utilizador, ou seja, que proteja a privacidade do utilizador no momento da recolha de informação e que seja adequado para proteger os utilizadores contra recolhas de informação únicas e efectuadas de forma contínua.

Segundo aponta, “pretendeu-se desenvolver um mecanismo de protecção que seja adequado a diferentes frequências de actualizações e/ou à correlação entre recolhas de forma a mitigar possíveis violações de privacidade que advenham da exploração das características intrínsecas dos dados de localização”.

A quarta edição do Prémio de Mérito AP2SI contou com oito trabalhos de alunos de quatro instituições. Além da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, estiveram a concurso trabalhos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, do Instituto Superior Técnico, e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Todos os trabalhos foram analisados pelo  júri nas vertentes de Qualidade Académica, Aplicabilidade Prática, Originalidade e Pertinência actual do tema.

Na edição de 2019, o prémio foi recebido por Miguel Freitas, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.