Politécnico de Leiria instala datacenter container

Cibersegurança e InfoSec Ensino Estado Notícias

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) lançou um concurso público para a aquisição de uma infra-estrutura em contentor para o novo datacenter a ser instalado no Campus 2, em Leiria. O equipamento escolhido foi apresentado pela Informantem com base numa infraestrutura de Datacenter Container standard da Rittal.

Segundo a informação divulgada pela Rittal, ao nível de requisitos técnicos, o equipamento tinha de conseguir alojar 10 bastidores e garantir um serviço de alta disponibilidade e elevada eficiência energética, incluindo para isso sistemas de climatização, energia socorrida, energia de emergência/normal, detecção e extinção de incêndio, comunicações e bastidores de monitorização, comando e controlo.

Além dos requisitos tecnológicos, o IPL debateu-se com vários desafios relacionados com o contexto da instituição, nomeadamente limitações de espaço nos edifícios existentes no actual Campus, a necessidade na rapidez de entrega com níveis de segurança, redundância e fiabilidade adequados às exigências do Instituto, a necessidade de garantir mobilidade futura deste equipamento atendendo ao crescimento acelerado do IPL.

Um dos aspectos principais para a decisão do IPL foi a forte parceria e complementaridade da Informantem e da Rittal.

A solução “chave na mão” da Rittal exigiu que todos os pormenores fossem debatidos com elevado rigor para que não houvesse a mínima possibilidade de que no final alguma coisa não estivesse como planeado.

Assim, ficou à responsabilidade do IPL a construção da plataforma de betão armado para acolher as quase 20 toneladas do Datacenter Container.

DA ALEMANHA PARA PORTUGAL

O Datacenter Container foi integralmente fabricado pela Rittal na Alemanha e foi transportado para o Campus do IPL em transporte especial, uma vez que as suas medidas eram superiores às medidas standard para transporte terrestre em camião TIR.

A coordenação de toda a logística de transporte foi assegurada pela Rittal, embora a logística de coordenação do transporte na cidade de Leiria, com o acompanhamento pela polícia local, bem como a contratação de uma grua de elevada capacidade para colocação do Datacenter Container na plataforma foi da responsabilidade da Informantem.

Os principais benefícios que o IPL atingiu com a solução de Datacenter Container da Rittal são a rapidez de implementação, a alta disponibilidade, redundância, mitigação do risco de projeto, a capacidade de acompanhamento do crescimento das necessidades e de computação, existindo inclusive a hipótese de o IPL avançar com plataformas HPC (computação de alto desempenho) num futuro próximo.

Neste momento, as equipas vão continuar no terreno a concluir todos os trabalhos de ligação dos diversos edifícios dos polos do IPL ao Datacenter Container, através de uma rede de fibras ópticas, bem como realizar a passagem de todos os equipamentos de comunicações e serviços associados e todos os servidores de suporte à actividade do IPL para o novo Datacenter Container.