IBM lança novas capacidades para o Watson

Produtos

A IBM anunciou novas capacidades para o IBM Watson, desenhadas para ajudar a escalar a utilização de Inteligência Artificial (IA) nas empresas. Desenvolvidas pela IBM Research, estas novas capacidades permitem melhorar a automação de IA, disponibilizar um nível mais alto de precisão no processamento de linguagem natural (PLN) e promover uma maior confiança nos resultados derivados de predições de IA.

Entre as novas capacidades, destaca-se:

• Reading Comprehension (compreensão de leitura) baseada num sistema inovador de perguntas e respostas (QA) da IBM Research. Actualmente em versão beta no IBM Watson Discovery, está planeada como uma nova funcionalidade que pode ajudar a identificar respostas mais precisas para questões de linguagem natural relativas a um vasto conjunto de documentos empresariais complexos. Também disponibiliza um sistema de pontuações que indica o grau de confiança que existe em cada resposta.

• FAQ Extraction (Extração de FAQ) que utiliza uma nova técnica de PLN da IBM Research para automatizar a extração de pares de perguntas e respostas a partir de documentos de FAQ (perguntas frequentes).

• Um novo modelo de classificação de intenções está agora disponível no IBM Watson Assistant. Foi projectado para entender com mais precisão o objectivo ou intenção do utilizador final ao interagir com um assistente virtual e para permitir que os administradores acelerem a aprendizagem do sistema.

• O IBM Watson Discovery agora inclui suporte para 10 novos idiomas, incluindo Bósnio, Croata, Dinamarquês, Finlandês, Hebraico, Hindi, Norueguês (Bokmål), Norueguês (Nynorsk), Sérvio e Sueco.