CNCS lança relatório de cibersegurança em Portugal 2020

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Já se encontra disponível a edição de 2020 do Relatório Cibersegurança em Portugal – Sociedade, do Observatório de Cibersegurança, do Centro Nacional de Cibersegurança. Segundo o documento, os indivíduos e as organizações, em Portugal, não têm ainda os níveis de atitudes e comportamentos suficientemente adequados para a melhor protecção possível contra as ameaças do ciberespaço, comparativamente à média da UE. Pode ser acedido aqui.

O documento apresenta indicadores sobre o factor humano ligado à cibersegurança, nomeadamente as atitudes, comportamentos e educação e sensibilização dos indivíduos e das organizações, em Portugal. Analise os números actualizados sobre estas matérias, recorrendo a fontes abertas ou recolhendo dados directamente junto dos agentes sociais. Realiza ainda uma análise global, que permite estabelecer uma panorâmica sobre os pontos fortes e os pontos fracos dos indivíduos e das organizações quanto às boas práticas de cibersegurança.

O relatório procura também articular as conclusões com o contexto actual de pandemia. Assim, e com base na análise efectuada ao conjunto de indicadores apresentados, é possível afirmar que os indivíduos e as organizações, em Portugal, não têm ainda os níveis de atitudes e comportamentos suficientemente adequados para a melhor protecção possível contra as ameaças do ciberespaço, comparativamente à média da UE. Não obstante, os dados absolutos e as tendências anuais são, em parte, positivos. Além disso, a educação e a sensibilização têm vindo a melhorar em alguns aspetos, apresentando indicadores também mais favoráveis, o que demonstra um potencial de crescimento noutros domínios.

As conclusões deste relatório permitem ajudar a melhorar os conteúdos e as estratégias de educação e sensibilização, no ensino formal e informal, mas também no que diz respeito à operacionalização do Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança e do Roteiro para Capacidades Mínimas de Cibersegurança, documentos do CNCS.