Metropolitano de Lisboa investe cerca de 344.000 euros em higienização

Estado Notícias Transportes

O Metropolitano de Lisboa deu início, na madrugada de 14 de Dezembro, a mais uma acção de desinfecção por nebulização eléctrica em toda a sua rede, com vista a reforçar as medidas de limpeza e higienização deste meio de transporte, para maior segurança dos seus clientes e colaboradores, contribuindo activamente para a redução de risco de contaminação e contágio da Covid-19 na actual situação pandémica em que o país se encontra.

Trata-se da décima acção de desinfecção por nebulização eléctrica, através da aplicação de produto que cumpre a norma europeia EN14476 para várias estirpes de coronavírus e outros, tendo revelado uma eficácia superior a 99,99%. O produto que tem sido aplicado tem uma ação prolongada, mantendo-se activo o efeito biocida por 30 dias, a contar da sua aplicação.

O Metropolitano de Lisboa, já investiu cerca de 344.000 euros, em higienização por via do sistema de nebulização, no combate ao surto de SARS-COV-2 (COVID 19).

Recorde-se que a desinfecção das estações incide sobre os corrimões das escadas fixas e mecânicas, mobiliário de estação, máquinas automáticas de venda de títulos, cabinas e postos de venda, linhas de controlo e canais de validação, elevadores e outras instalações.

Face à atual situação pandémica, o Metropolitano de Lisboa irá continuar a realizar mais acções de higienização deste tipo que decorrerão até ao final do primeiro semestre de 2021 (o serviço inicialmente contratado terminava em Dezembro de 2020).

Além destas acções mensais de limpeza nas estações, o Metropolitano de Lisboa continua a reforçar a limpeza diária das instalações e das zonas mais críticas de contacto com o público e com os seus trabalhadores, a qual não interfere com as referidas acções de desinfecção.

A empresa está a realizar, igualmente, desde maio, o reforço da limpeza e desinfecção das pegas e varões e outras superfícies de maior contacto no interior dos comboios em circulação, no período compreendido entre a hora de ponta da manhã e a hora de ponta da tarde, em todas as linhas.

Nos comboios, a nebulização eléctrica passou a ser efectuada através de aplicações diárias que ocorrem com os comboios estacionados nos cais e/ou términos de algumas estações, a partir das 21h00 e 22h00, respectivamente, nos dias úteis, sendo aplicado o produto em cerca de oito unidades triplas (24 carruagens) por dia.Relembramos que o Metropolitano de Lisboa foi o primeiro operador nacional a ver atribuído pela SGS (entidade verificadora), em julho do corrente ano, o selo “Operador de Transporte higienizado e seguro – Viaje com confiança” que atesta que os procedimentos adotados pela empresa relativos à limpeza, cumprem os requisitos de higiene e segurança exigidos.

Mais informamos que as 56 estações do Metropolitano de Lisboa têm disponível, gratuitamente, álcool gel para desinfecção de mãos. É igualmente efectuada a venda de máscaras descartáveis e comunitárias, luvas e gel individualizado, nas 84 máquinas de venda automática existentes na rede, a preços simbólicos e acessíveis.