Sophos lança novos desenvolvimentos de IA

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Sophos, empresa de segurança para a protecção de redes e endpoints, anuncia o lançamento de quatro novos desenvolvimentos de Inteligência Artificial (IA) em código aberto para ajudar a ampliar e aperfeiçoar as defesas do setor da cibersegurança frente a ciberataques, incluindo conjuntos de dados, ferramentas e metodologias concebidas para fazer avançar a colaboração na indústria e a inovação conjunta.

A empresa pretende democratizar as suas descobertas na ciência dos dados e tornar a utilização da IA na cibersegurança mais transparente, com vista a melhor proteger as organizações contra todas as formas de cibercrime.

Partilhar as metodologias e conclusões da IA noutras áreas da tecnologia é uma prática comum; no entanto “a cibersegurança tem ficado para trás neste esforço, gerando informação confusa sobre como a IA realmente proporciona protecção contra ciberameaças”.

A Sophos e a sua equipa de cientistas de dados da SophosAI estão a catalisar esta mudança no sentido da abertura, para que os gestores de TI, analistas de segurança, CFOs, CEOs e outros responsáveis pela tomada de decisões de compra ou gestão da segurança possam discutir e avaliar os benefícios da IA de forma informada e em igualdade de condições.

“Com esta nova iniciativa da SophosAI de abrir as suas investigações, podemos ajudar a influenciar a forma como, de agora em diante, se posiciona e discute a IA na cibersegurança. As actuais acusações de
opacidade ou cautela em relação às capacidades e eficiência da Inteligência Artificial nas soluções de cibersegurança tornam difícil, ou impossível, que os compradores compreendam ou validem o que acontece. Isto torna-os cépticos, criando um ambiente contrário aos progressos futuros neste campo, precisamente num momento em que começamos a ver grandes avanços,” afirma Joe Levy, CTO da Sophos.

A Sophos proporciona conjuntos de dados, ferramentas e metodologias em quatro áreas:

  1. Conjunto de dados SOREL-20M para acelerar a investigação e detecção de malware.
  2. Método da protecção contra roubo de identidade impulsionado por IA.
  3. Epidemiologia digital para determinar malware não detectado.
  4. Ferramentas de geração automática de assinaturas YaraML.