Accenture compra empresa de engenharia com foco no 5G

Notícias

A Accenture anunciou a aquisição da Arca, uma empresa ibérica de serviços de engenharia com foco em operações de rede 5G. Os seus 640 colaboradores passaram a integrar a Accenture.

“Esta aquisição reforça o papel da Accenture como um parceiro-chave na engenharia, design, implementação e operação de serviços de rede – voz, dados, vídeo, fixo, móvel, 5G e IoT – para clientes nos setores de telecomunicações, industrial, energia e infra-estruturas. Por outro lado, irá impulsionar as capacidades de rede da empresa em Espanha e Portugal, oferecendo aos clientes um conjunto abrangente de serviços de transformação, que vão desde a estrutura da rede 5G até à engenharia, operações e serviços da indústria”, salienta a empresa em comunicado.

A Arca oferece serviços multidisciplinares para operações de rede – incluindo actividades para criar, desenhar, implementar e gerir infraestruturas de telecomunicações – apoiados por uma plataforma integrada que automatiza a monitorização de rede, optimiza processos e prevê anomalias do sistema.

Domingo Mirón, Presidente da Accenture Ibéria, afirma que o “5G, a cloud e a edge computing irão dar início a uma nova fase de mudança e inovação para as organizações”. Mirón refere ainda que o “proveito de todo o seu potencial dependerá da forma como as empresas agem e da adoção de uma estratégia certa, que lhes permita construir novas soluções de negócios através do investimento em rede. Com a aquisição da Arca fortalecemos as nossas capacidades para ajudarmos os clientes a acelerar a transformação da sua rede 5G, desde o design até à sua implementação e operação.”

Eduardo Fitas, Managing Director na Accenture Portugal, responsável pelas
áreas de Comunicações, Media e Tecnologia, afirma que “a transformação necessária para estas indústrias modernizarem sistemas, processos, produtos e serviços só será possível com um profundo conhecimento das redes subjacentes, que suportam essas tecnologias disruptivas.”

Fundada em 1998, a Arca tem 14 escritórios em toda a Ibéria, incluindo em
Lisboa.