Banco de criptomoedas Anchorage Digital Bank é aprovado

Banca Cibersegurança e InfoSec Notícias

Tem agora aprovação federal, por parte do Governo dos EUA, e está oficialmente lançado no mercado das criptomoedas. O Anchorage Digital Bank assume-se como “o primeiro Banco de bens digitais do mundo” e tem como fundadores o português Diogo Mónica e o norte-americano Nathan McCauley.


A aprovação deste novo banco surgiu com a validação por parte do Office of the Comptroller of the Currency (OCC), um órgão independente do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, e coloca o Anchorage Digital Bank no mesmo patamar regulamentar dos outros bancos tradicionais do país.

“Este é um marco importante, não só para nós como organização, mas também para a indústria das criptomoedas e para o mundo financeiro em geral. Os bens digitais mereciam um banco e estamos imensamente orgulhosos em termos sido aprovados como uma instituição”, refere Diogo Mónica, presidente e cofundador da Anchorage.

No imediato, este passo coloca o novo banco ao alcance de qualquer instituição financeira tradicional que deseje dar aos seus clientes acesso a activos digitais, os primeiros serviços de subcustódia, ou seja, de guarda, manutenção, actualização e exercício de ativos digitais.

“Até agora, existiam empresas fintech com a sofisticação técnica necessária para gerir, com segurança, os activos digitais sob uma estrutura reguladora fragmentada, entre Estados, e, ao mesmo tempo, existiam bancos com uma estrutura reguladora robusta que careciam do verdadeiro conhecimento tecnológico necessário para operar na blockchain, ao seu ritmo acelerado de inovação. O Anchorage Digital Bank é a primeira entidade a ter tanto a clareza tecnológica como a clareza regulamentar que uma instituição séria exige, no sector das criptomoedas”, explica Diogo Mónica.