CNCS passa a coordenar Centro Internet Segura

Cibersegurança e InfoSec Notícias

O Centro Internet Segura (CIS) encontra-se agora sob a coordenação do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). O Consórcio do CIS, criado no âmbito da candidatura ao 2020 CEF Telecom Call Safer Internet, integrada no Connecting Europe Facility da Comissão Europeia, envolve ainda a Direcção-Geral da Educação do Ministério da Educação, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Fundação Altice e a Microsoft Portugal.

O CIS tem como missão a promoção do uso responsável, consciente e saudável da Internet e, nesse sentido, oferece três serviços, que visam a sensibilização, o esclarecimento e o apoio à população, e ainda, a denuncia de conteúdo ilegal.

Estes objetivos, a nível nacional, desdobram-se em dois centros de sensibilização: um operacionalizado pelo CIS e destinado ao público em geral e um segundo da responsabilidade da Direcção-Geral da Educação, dirigido à comunidade escolar – o SeguraNet.

Ainda no âmbito da sua missão, o CIS disponibiliza um canal gratuito e confidencial, designado por Linha Internet Segura, que pretende apoiar e esclarecer quanto à utilização segura da Internet, e ainda, um canal de denuncia de conteúdos ilegais online, que pode ser consultado aqui.