DSS sugere melhores práticas para melhorar desempenho de segurança

Notícias


A consultora internacional de Saúde, Segurança e Ambiente DuPont Sustainable Solutions (DSS) inquiriu organizações europeias numa ampla gama de setores, entrevistou líderes de segurança que viveram com sucesso a crise e compilou uma análise país-por-país das perspectivas de segurança.

Os resultados identificam onde é que, nas organizações, os esforços em
segurança são mais bem-sucedidos e onde falham. O envolvimento pessoal nas actividades de segurança e a prática de subscrever os valores de segurança são normalmente elevados em toda a Europa, mas o relatório revela fraquezas significativas na investigação de incidentes (apenas 46% são totalmente investigados ou seguidos por ações de correção), formação, reconhecimento de esforços de segurança, segurança fora do posto de trabalho, satisfação com o desempenho e gestão de riscos psicossociais, aspetos que apenas 9% dos participantes do inquérito dizem ser totalmente abordados.

pub



As observações do relatório destacam cinco ações de segurança cruciais para os gestores de segurança em 2021:
• Educar sobre os riscos: melhorar a perceção de risco e capacitar a equipa através de formação e coaching de gestão em segurança e risco
• Tornar a segurança positiva: reconhecer os esforços e conquistas de segurança e promover as ações e comportamentos correctos através de um reiterado encorajamento.
• Aumentar o envolvimento com a segurança: melhorar a capacidade de integrar as pessoas que estão mais expostas a riscos no processo de gestão de riscos.
• Faça o que diz: melhore a disciplina operacional para tornar as investigações de incidentes e acções de correção muito mais eficazes
• Torne a segurança contínua: integre os riscos fora do posto de trabalho e os riscos psicossociais em programas de segurança.